Novo ARC: rode agora mesmo apps de Android em qualquer Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Novo ARC: rode agora mesmo apps de Android em qualquer Google Chrome
Imagem: Chrome Store

O projeto da Google batizado em setembro de 2014 como App Runtime for Chrome (ou ARC, na sigla original) ganhou asas e finalmente pode mostrar o seu verdadeiro potencial. Em vez de transformar aplicativos do Android em programas do Chrome OS, ele agora pode fazer os serviços funcionarem uma boa quantidade de sistemas operacionais.

Na mais nova atualização, o ARC recebeu uma ferramenta chamada ARC Welkder, que é um aplicativo do Chrome capaz de fazer a conversão de um app Android para qualquer versão desktop do Chrome — ou seja, permitindo que ele rode tranquilamente em sistemas como Windows, Mac OS X e Linux.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa atualização incluiu ainda cinco APIs diretamente relacionadas com o Google Play Services: OAuth2, Google Cloud Messaging , Google+ sign-in, Maps, Location e Ads. Desse modo, várias ferramentas que antes precisavam de um "empurrão" ou de uma autorização do Android para funcionar agora podem atuar individualmente e em outra plataforma.

Como fazer

A partir de agora, desenvolvedores podem fazer a conversão ou liberar a possibilidade de qualquer usuário fazer o processo. Tudo o que você precisa é a APK do app a ser transportado, um computador com o o Chrome na versão 40 ou superior (Mac, Linux, Windows ou Chrome OS) e instalar o app do ARC Welder.

Em seguida, abra o ARC Welder, anexe o arquivo APK na ferramenta e termine as configurações — se você prefere o app na forma vertical ou paisagem. Clique em "Launch App" para simular a execução e procurar por eventuais bugs. É possível salvar o produto em ZIP ou só utilizá-lo em teste.

O site Arstechnica fez o teste com o Twitter e obteve sucesso, enquanto o Nova Launcher e o ES File Explorer apresentaram instabilidades. Aqui, passeamos pela Amazon AppStore e a experiência de navegação pela loja usando mouse e teclado é impecável. Mesmo que ainda esteja no começo, essa ferramenta tem muito potencial — e dá para passar um bom tempo só imaginando as possibilidades da Google daqui em diante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.