Como ativar configurações secretas do Google Chrome

Você sabia que o Google Chrome pode ganhar abas laterais, acelerar sua navegação com a placa de vídeo e exibir páginas ao mesmo tempo em que você digita na barra de endereços?
  • Visualizações89.594 visualizações
Por Rodrigo Prada em 30 de Dezembro de 2010

Se você também adora descobrir o que todas as configurações de seus programas fazem, vai adorar saber que o Google Chrome agora conta com opções secretas introduzidas com um convidativo aviso de “cuidado”.

Cuidado, os experimentos podem morder!

Desde a sétima versão do navegador, o usuário já tinha a liberdade de ativar algumas configurações consideradas “instáveis”. Experimentos malucos estão prestes a ocorrer em seu navegador, se é que você tem coragem de descobrir o que cada uma delas faz. Mas cuidado, nós do Baixaki não nos responsabilizamos pelos resultados (nem o pessoal da Google).

About:flags

Antigamente conhecida como “about:labs”, a página informava apenas que os recursos ainda não estavam finalizados. Para evidenciar o fato que de eles podem causar a instabilidade do navegador, a Google resolveu atualizá-la para “about:flags” e introduziu um símbolo de material radioativo com uma mensagem pouco convidativa (em português, “Cuidado, estes experimentos podem morder”).

Basta habilitar as opções.

Para acessar a página, basta digitar “about:flags” (sem as aspas) na barra de endereços do Google Chrome. Ao todo são 17 opções, lembrando que parte delas não será de grande utilidade para usuários comuns. Enquanto algumas são voltadas para desenvolvedores, outras nem sequer possuem amplo suporte na web.

E o que essas opções fazem?

Desde simples mudanças visuais até habilitar a aceleração gráfica para navegação e aumentar a segurança do browser. Todas acompanham uma breve explicação e um simpático botão para habilitar/desabilitar através de um único clique. Lembre-se de que, para que as mudanças entrem em vigor, é preciso reiniciar o Chrome.

Abas laterais do Chrome.

A primeira delas (Side Tabs) permite que você mude a posição das abas. Após habilitá-la, clique com o botão direito sobre qualquer aba ativa e escolha a opção “Usar guias laterais”. Já a segunda (Tabbed Settings) faz com que opções do browser deixem de ocupar uma janela à parte e sejam exibidas em uma nova aba.

Visualização em tempo real

Destaque para a opção “Print Preview”, que permite que o usuário confira uma prévia da página ao mesmo tempo em que digita na barra de endereços, sem a necessidade de pressionar Enter. As opções “Disable outdated plug-ins” e “XSS Auditor” aumentam sua segurança ao desativar plug-ins com conhecidas falhas de segurança e inibir a ação de sites maliciosos respectivamente.

Opções do navegador em uma aba.

Já se o seu computador conta com uma boa placa de vídeo, utilize-a para tornar mais rápida sua navegação com as alternativas “GPU Accelerated Compositing” e “GPU Accelerated Canvas 2D”. Finalmente, “Check for known conflicts with 3rd party modules” verifica se algum programa em segundo plano é incompatível com o navegador e previne travamentos.

Vale lembrar que, assim como alertado pelo about:flags, tais opções ainda não estão finalizadas e podem mudar, quebrar ou desaparecer a qualquer instante. Com a devida cautela, não se deixe intimidar pelo aviso e examine a fundo todas suas funcionalidades ocultas do navegador. Somente assim você conhecerá todo o potencial do seu Google Chrome.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!