Chrome deixará de oferecer suporte a plug-ins como o Silverlight em 2015

1 min de leitura
Imagem de: Chrome deixará de oferecer suporte a plug-ins como o Silverlight em 2015

Em mensagem publicada no The Chromium Blog, os responsáveis pelo navegador Chrome anunciaram que, num futuro bem próximo, ele vai deixar de oferecer suporte a plug-ins populares baseados no padrão NPAPI, como o Silverlight e o Java. Também foi mencionado que até mesmo alguns recursos da Google, como o Google Talk e o Google Earth, serão afetados com a medida.

De acordo com a mensagem divulgada, a justificativa da empresa para o encerramento do suporte é que a utilização de tais recursos tem diminuído nos últimos meses, e a manutenção deles traz impactos na segurança, estabilidade e velocidade do navegador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na tabela que você confere abaixo, é possível ter uma ideia de como o uso desses plug-ins foi diminuindo entre setembro de 2013 e outubro deste ano. Em alguns casos a diferença é de um percentual relativamente pequeno, mas em outros (o do Google Earth em específico) o caso muda bastante:

Para saber como será o processo de encerramento, confira o cronograma abaixo: 

  • Janeiro de 2015: bloqueio dos plug-ins por padrão. Ainda será possível executá-los, mas de forma manual em cada sessão/página;
  • Abril de 2015: a opção de executá-los de forma manual ficará indisponível e eles vão ser removidos da Chrome Web Store. Caso dependa de certos plug-ins, haverá uma chance de usá-lo via Políticas Empresariais e uma flag, acessível em chrome://flags/#enable-npapi;
  • Setembro de 2015: todo o suporte a plug-ins NPAPI será removido. E é bom se preparar, pois desse mês em diante não haverá outra forma de recorrer a eles. 

Vale mencionar que esse cronograma pode sofrer alterações de acordo com as estatísticas de uso. Porém, não foi informado se isso será feito para prolongar ou diminuir o tempo de vida desses plug-ins.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.