Recurso que reduz endereços na barra do Chrome foi "rebaixado" pela Google

1 min de leitura
Imagem de: Recurso que reduz endereços na barra do Chrome foi "rebaixado" pela Google

Recentemente, desenvolvedores ligados à Google tiveram acesso a um novo recurso que poderia tornar mais bonita na navegação no Chrome. Em vez de endereços completos sendo mostrados na barra de endereços — que no aplicativo é chamada de “Omnibox” —, as URLs demonstradas seriam limitadas ao caminho principal até aquela página.

Isso significa que em vez de “https://www.tecmundo.com.br/google-chrome/57776-recurso-reduzi-enderecos-barra-chrome-rebaixado-google.htm”, você veria apenas “tecmundo.com.br” na interface ali em cima. Uma das principais justificativas para a utilização desse sistema seria o aumento da segurança conseguida na navegação. Com links menores, os usuários podem ter mais facilidade em encontrar possíveis endereços maliciosos que são muito utilizados  por hackers e phishers.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas os consumidores não terão acesso a isso tão cedo. Apesar de o recurso ter sido colocado em versões experimentais, há informações de que muitos dos beta-testers teriam alertado sobre possíveis distrações que seriam causadas pelo sistema. Não se sabe se é esse o motivo principal, mas o Origin Chip foi rebaixado de “recurso prioritário” para “baixa prioridade” e isso significa que ele não estará no Chrome tão cedo.

Outra possibilidade para o rebaixamento seria a presença de vulnerabilidades que podem ter atingido o Origin Chip — sendo que elas facilitariam o trabalho de construção de links para phishing, ao contrário do propósito original do desenvolvimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.