Aprenda a instalar e gerenciar extensões no Chrome

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a instalar e gerenciar extensões no Chrome

O Chrome, navegador da Google, começou a trabalhar com extensões a partir da versão 4 e também nas versões para desenvolvedores.

A versão 5 já suporta mais de 1500 extensões diretamente do navegador. Este navegador é diferente dos outros, pois gerencia as extensões com uma página e não com um menu dentro das opções.

Neste simples tutorial, você vai aprender a instalar e gerenciar complementos.

Pré-requisitos

Se você não tem o Chrome instalado ou se ele está desatualizado, faça o download aqui:

Clique para Baixar.

Mãos à obra

Para começar a trabalhar com complementos, acesse o menu de configurações (ao lado da barra de pesquisa) e clique em “Extensões”.

Esta página lista as extensões instaladas no Chrome. Clique em “procurar na galeria” para acessar a página oficial da Google para extensões do navegador. Além de procurar por palavras-chave, você também encontra as extensões através do menu à esquerda, que as organiza por mais populares, mais recentes, melhor classificadas pelos usuários e em destaque.

Extensões no Baixaki

Não deixe de acessar a categoria Extensões para o Google Chrome, no Baixaki. Lá você encontra vários complementos. Neste link, eles já estão ordenados pelo número de downloads.

Ao acessar a página de download de uma extensão, você encontra uma breve descrição e o link “Instalar”.

A janela de instalação informa quais dados o complemento precisa acessar. Dessa maneira você pode se prevenir de extensões perigosas. Para prosseguir, clique em “Instalar”. Em alguns casos, você precisa confirmar a instalação mais uma vez. Geralmente após a instalação, a página de configuração é aberta.

Gerenciando extensões

Acesse o menu de configurações e clique em “Extensões”. Os complementos instalados são listados, cada um com botões para desativar, desinstalar e configurar (quando o complemento oferece esta possibilidade).

Cada complemento também oferece opção para ser executado mesmo quando o navegador estiver em modo anônimo. Para ativar este modo, clique em “Permitir que a extensão seja executada no modo anônimo”.

Gerenciando extensões

Por padrão, extensões do Google Chrome adicionam ícones ao lado da Barra de endereços. Clicando neste ícone com o botão direito, abre-se um menu de contexto onde geralmente é possível acessar a página do desenvolvedor, desabilitar e desinstalar o complemento.

Extensões têm configurações acessíveis facilmente.

Modo desenvolvedor

O Chrome oferece um modo especial para usuários “cientistas”, que gostam de testar recursos ainda em desenvolvimento. Na página de extensões, clique em “Modo do desenvolvedor” e observe os botões disponíveis:

“Carregar extensões em desenvolvimento”;
“Compactar extensão”;
“Atualizar extensões agora”.

Ative o modo desenvolvedor para ter mais opções.

Outros navegadores

No Baixaki você encontra tutoriais para habilitar extensões em outros navegadores, não deixe de conferir:

Esperamos ter ajudado você com mais um tutorial. Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.