Senhas do Chrome são desprotegidas para "promover a segurança"

1 min de leitura
Imagem de: Senhas do Chrome são desprotegidas para "promover a segurança"

Caso alguém tenha interesses escusos e resolva obter a sua senha no Google Chrome, fique sabendo que isso é incrivelmente fácil. Conforme apontou o web designer Elliot Kember em crítica postada em seu blog, basta acessar as configurações do navegador, entrar em “senhas” e pedir para “mostrar”. Simples assim.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, o mais curioso foi a resposta da Google ao post. De acordo com a empresa, a opção de mostrar as senhas — sem qualquer tipo de impedimento — foi escolhida para que os usuários não tenham “uma falsa sensação de segurança”, disse o chefe da Chrome Security, Justin Schuh, em entrevista ao site YCombinator.

De acordo com Schuh, caso um usuário mal-intencionado acesse fisicamente um computador, “o jogo já foi perdido”. Em outras palavras, há inúmeras possibilidades de roubar todo tipo de informações e senhas quando se tem acesso direto... E ocultar senhas no Chrome levaria, portanto, à tal impressão errônea de proteção.

Tim Berner’s Lee também torceu o nariz

Fonte da imagem: Reprodução/Twitter (Tim Berners-Lee)

Schuh afirma que a Google “gastou muitos anos” avaliando suas medidas de segurança — e as opções atuais, afinal, foram as escolhidas. Entretanto, a curiosa resposta da empresa não parece ter sido suficiente para convencer. Entre os que se manifestaram desfavoravelmente, consta até mesmo o célebre Tim Berner’s Lee, o inventor da World Wide Web, que, em seu Twitter, se disse “desapontado com a resposta da equipe do Chrome”.

Ademais, resta a dúvida: se a decisão de evitar impressões de segurança equivocadas foi mesmo a melhor entre as opções consideradas pela Google, por que não há nem sequer um único aviso ao usuário — explicando que suas senhas estão imediatamente acessíveis a qualquer um que sentar em frente ao computador? Além disso, convenhamos, nem todo mundo que utiliza a sua máquina é um invasor em potencial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.