Fim do engasgo? Atualização do Chrome vai reduzir consumo de RAM em até 50%

1 min de leitura
Imagem de: Fim do engasgo? Atualização do Chrome vai reduzir consumo de RAM em até 50%

Para grande parte dos consumidores de conteúdo na internet, o Google Chrome é considerado o melhor navegador que podemos baixar atualmente. Com recursos de alto nível e distribuição facilitada, ele realmente ganha pontos em vários setores. Mas ainda é preciso levar em consideração que o software é um verdadeiro devorador de recursos de RAM.

Mas novas informações da Google apontam para algo bem promissor. De acordo com a empresa, a próxima grande atualização do aplicativo (versão 55) vai trazer um novo gerenciador de memória muito mais eficiente. Com isso, é possível que o uso de RAM durante a navegação caia em até 50%, sendo que a expectativa é de que a média fique nos 35%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A grande mudança vai acontecer no motor JavaScript V8 utilizado pelo Chrome. De acordo com os engenheiros de software, essa mudança vai ser sentida por consumidores que possuem dispositivos com memória limitada — que são justamente as pessoas que mais sofrem com os engasgos.

Consumo de RAM da versão atual (53, azul) e da versão atualizada (55, vermelho)

No blog do projeto V8, Michael Hablich afirma que sua equipe vem trabalhando pesado para reduzir os resíduos de dados deixados pelo navegador na memória  dos dispositivos. A novidade é focada nos computadores com Windows, mas deve ser levada para outros sistemas operacionais em breve. É esperado que a versão 55 do Google Chrome seja colocada no mercado no mês de dezembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.