Chrome para Android tem várias novidades para usuários com conexões lentas

1 min de leitura
Imagem de: Chrome para Android tem várias novidades para usuários com conexões lentas

Uma série de atualizações do Chrome para Android foram anunciados pela Google. Agora, será possível salvar páginas para serem vistas offline e o modo de economia de dados do navegador vai passar a compactar vídeos. O anúncio foi focado no mercado indiano, mas as mudanças devem ser relevantes também para o Brasil, já que a Google diz que elas têm como foco usuários que vivem em países com conexões de dados lentas.

O modo de economia de dados já existia e pode ser ativado nas configurações do navegador, mas até então só comprimia imagens. A partir de agora, ele vai funcionar também para vídeos no formato MP4. Com essa opção ativada, todo o conteúdo passa pelos servidores da Google e são compactados antes de serem baixados no celular. De acordo com a empresa, a nova versão está funcionando na Índia há uma semana e já economizou mais de 138 TB de dados dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A economia também deve otimizar algumas páginas automaticamente, caso o Chrome perceba que você está em uma conexão lenta. A Google diz que nesses casos vai exibir uma versão simplificada do site, economizando até 90% dos dados no processo.

Baixe páginas para ver offline

A nova função de download vai permitir baixar páginas completas para serem vistas quando você estiver sem conexão ou em uma rede lenta. Basta apertar no botão de download que deve aparecer no menu do navegador e toda a página ficará guardado na memória do aparelho.

Para deixar o acesso a esse conteúdo mais fácil, a atualização também inclui uma nova página de downloads, onde é possível acessar todos os links salvos. A página inteira ficará disponível offline, incluindo texto, imagens e até mesmo vídeo.

A tela de nova aba também recebeu uma pequena alteração. Agora ela exibe sugestões de conteúdo personalizadas logo abaixo dos ícones de sites mais visitados. A Google diz que as recomendações devem ficar cada vez melhores, à medida que o navegador aprende os seus hábitos de uso. Pelo exemplo mostrado, a função parece ser bem parecida com a que já vemos no Google Now.

A maioria das funções deve aparecer na versão 54 do Chrome, prevista para ser lançada no meio de outubro, mas algumas podem surgir apenas na versão 55, que será lançada no final do ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.