Veja como organizar todas as suas extensões no Google Chrome

2 min de leitura
Imagem de: Veja como organizar todas as suas extensões no Google Chrome

Extensões que prometem otimizar não apenas o desempenho do Google Chrome, mas são capazes, também, de melhorar a usabilidade do navegador podem ser baixados gratuitamente através da Web Store (clique aqui e conheça 10 serviços úteis a quem faz do browser da Google uma das suas principais ferramentas de trabalho).

Porém, certas tarefas prestadas pelo software, como o envio automático de notificações, podem comprometer a experiência do usuário. Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar o funcionamento das extensões instaladas em seu Google Chrome, o que deve diminuir tanto o consumo de memória RAM quanto o gasto de energia por parte de seu computador de mesa ou notebook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Que tal criar perfis e gerenciar de modo inteligente a execução de extensões pelo Google Chrome?

  • Que tal deixar seu Google Chrome mais rápido? (saiba mais)

Internautas que usam um mesmo PC para trabalhar e também para executar atividades pessoais, como a checagem de redes sociais ou o acesso a serviços bancários, podem criar perfis diferentes e manter apenas extensões úteis funcionando durante uma ou outra situação. Veja como é fácil implementar a performance de seu Google Chrome gerenciando os aplicativos oferecidos pela Chrome Web Store.

1 – Baixe e instale o Extensity

Para que o gerenciamento dos serviços acessórios do Google Chrome possa ser feito, mais uma extensão terá de ser baixada. Indicamos o uso do Extensity, cujo download pode ser feito gratuitamente através deste link.

Outra extensão precisa ser baixada para que o gerenciamento dos serviços possa ser feito

Abra a Web Store, clique em “+ Add to Chrome” e então em “Adicionar extensão” para iniciar o serviço – não será preciso reiniciar o navegador. Uma vez finalizada a instalação, o ícone do aplicativo deve aparecer, então, à direita da barra de endereços.

Não será necessário reiniciar o navegador para iniciar a extensão adicionada

2 – Ative ou encerre extensões com apenas um clique

Para consultar o status das extensões de seu Google Chrome, tudo o que você deve fazer é clicar sobre o ícone de Extensity: os aplicativos exibidos em cores vivas, embaixo de “Extensions”, estarão sendo executados; os mostrados em cinza, como se estivessem “apagados”, estarão inativos.

Os serviços exibidos em tom acinzentado estarão desativados

Clique sobre a extensão que deverá ser ativada ou encerrada e voilà: não será mais necessário acessar as opções de configuração do navegador para gerenciar o funcionamento dos aplicativos do navegador.

Para acessar seus aplicativos sem ter de digitar nada na barra de endereços, clique sobre as opções “Gmail”, “YouTube” ou “Google Drive”, exibidas em “Apps”.

3 – Crie perfis

Criar perfis para a exibição personalizada das extensões do Google Chrome é outra possibilidade. Para fazer isso, clique sobre o ícone de Extensity e abra o botão ilustrado pela figura de um grupo de pessoas.

Clique sobre o ícone de busto para criar perfis

Em seguida, dê um nome ao perfil (“Trabalho”, por exemplo) e clique sobre o sinal de “+”: selecione, por fim, as extensões que deverão ser adicionadas à sua página personalizada e salve as alterações em “Save”.

Marque as extensões que deverão ser executadas por um ou outro perfil

Pronto! Agora, basta clicar sobre o perfil adicionado para iniciar a execução de extensões específicas em seu Google Chrome.

Clique sobre o perfil para ativar as preferências configuradas

Nota: a opção que permite a adição de perfis está ainda em fase de desenvolvimento. Portanto, talvez erros ocorram durante a execução do serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.