Deixe seu Chrome mais rápido e consumindo menos RAM com essas 5 extensões

4 min de leitura
Imagem de: Deixe seu Chrome mais rápido e consumindo menos RAM com essas 5 extensões

Apesar de ser o queridinho de boa parte dos internautas, o Google Chrome tem o costume de não ser nada gentil com os recursos do computador. Enquanto a própria Gigante das Buscas vem trabalhando para melhorar e agilizar a experiência de navegação dos usuários mesmo em condições desfavoráveis, o fato de o browser devorar memória RAM como se não houvesse amanhã ainda é uma preocupação bastante real para quem costuma lidar com grandes quantidades de informação no programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Felizmente, o próprio modo como o software é construído – e sua abertura para contribuição de terceiros – permite que desenvolvedores e parceiros tentem dar uma mãozinha na hora de colocar o navegador em uma dieta um pouco mais agressiva. Como? Através de extensões que “atacam” pontos problemáticos do aplicativo, fazendo com que ele gerencie algumas de suas funções e ferramentas de uma maneira ligeiramente diferente do que foi originalmente pensado pelos criadores do aplicativo.

Ok, de forma geral, desabilitar esses recursos adicionais pode fazer o Chrome rodar de um jeito mais suave, mas, neste caso, selecionamos alguns plugins que tomam o caminho contrário e ajudam a tornar o browser bem mais eficiente e rápido durante seus passeios pela web. A ideia é que, usando alguns deles – ou todos, se preferir –, o programa seja mais gentil com o seu sistema operacional e, em alguns casos, até comece a carregar mais rápido páginas e portais visitados frequentemente. Confira a lista abaixo:

1. Session Manager

Session Manager.

Se você é como eu, um verdadeiro aficionado por manter dezenas de abas abertas no Chrome, saiba que essa extensão provavelmente vai salvar seu dia. Com Session Manager instalado no seu navegador, é possível criar diferentes listas de tabs para consultas futuras, agrupando tudo por temas ou por prioridade de leitura, por exemplo. Como manter tanto material aberto é, muitas vezes, mais um costume do que uma necessidade, ter esse conteúdo ao alcance de um clique é algo prático e que economiza uma boa quantidade de RAM.

2. Web Boost

Web Boost

Dispensando qualquer tipo de configuração ou conhecimentos avançados do usuário, Web Boost é um plugin que promete fazer o carregamento de páginas até três vezes mais rápido do que o convencional. Usando um algoritmo simples, mas bastante poderoso, ele armazena blocos de dados e estrutura comuns a grande parte dos sites, permitindo que o navegador leia essas informações diretamente do PC, em vez de ter que baixá-los toda vez da internet. O bloqueio integrado de anúncios e serviços de monitoramento ajuda também a poupar banda.

3. OneTab

OneTab

De forma semelhante ao primeiro item da lista, OneTab permite que você lide rapidamente com o número crescente de abas no seu browser. Essa extensão, no entanto, oferece uma solução mais pontual para quando o usuário percebe que o PC começa a ficar lento. Basta clicar no botão do OneTab, ao lado direito da barra de endereços, para que ele automaticamente transforme todas as tabs em uma lista, liberando 95% da RAM usada até então. Com tudo salvo, você decide se quer reabrir todas ou apenas algumas das abas.

4. The Great Suspender

The Great Suspender

Mais um companheiro feito para os fanáticos por manter 12 receitas de bolo, três contas de email e sete postagens de fóruns diversos – além das redes sociais – abertas no Chrome, The Great Suspender dá a você a chance de não precisar fechar exatamente abas, pois permite que algumas delas tirem uma soneca. Esse modo de hibernação é ativado automaticamente quando a tab não é acessada por algum tempo, mas o próprio usuário pode colocá-la para dormir com um duplo clique ou acordá-la com um clique do meio do mouse.

A extensão ainda tem um menu de configurações bastante robusto, que dá opções como manter despertas as abas com formulários preenchidos ou que são revisitadas frequentemente e não valem o trabalho de recarregá-las apenas porque você se esqueceu de alternar para elas por alguns minutos. O tempo para que a aba seja suspensa de forma automática, aliás, também pode ser modificado livremente pelo usuário.

5. SearchPreview

SearchPreview

Mais voltada para a praticidade do que para economizar sua memória RAM em si, SearchPreview é uma extensão que deve ajudar a salvar outra coisa: seu tempo. Compatível tanto com o buscador da Google quanto com os da Microsoft e da Yahoo – caso você prefira experimentar outros sabores da web –, o plugin adiciona um quadro de prévia dos sites pesquisados. Esse thumbnail possibilita que o internauta se lembre do visual de uma página visitada anteriormente ou, em alguns casos, evite clicar em um link falso.

Essa imagem pode fazer também com que você ache direto o que estava procurando em vez de realizar o procedimento básico de 9 entre cada 10 internautas: abrir dezenas de abas enquanto avança pelas páginas do Google, apenas para se ver afogado em tabs ao fim do processo.

--

Para instalar as extensões e experimentar o que cada uma delas tem a oferecer, basta seguir o link no texto, clicar no botão “+ Usar no Chrome” e autorizar a próxima janela clicando em “Adicionar extensão”. Com tudo instalado, é só colocar o plugin à prova ou acessar o menu de opções do item através de atalhos posicionados na lateral da barra de endereços. E aí, pretende dar uma chance a algum desses recursos ou ainda confia que consegue manter o uso do navegador da Google em patamares mais controlados?

O Google Chrome ainda é o seu navegador favorito? Comente no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.