Google+: como usar o Hangout para fazer videoconferência

3 min de leitura
Imagem de: Google+: como usar o Hangout para fazer videoconferência

O Google+ chegou com tudo e já tem até gente vendendo convites para a nova rede no eBay. É claro que você não precisa de tanto para conhecer a novidade, pois basta conhecer alguém que já possui acesso ao Plus (ou “Mais”, no bom e velho português) para receber um convite.

Se você já está no Google+, é hora de aprender um pouco mais sobre algumas de suas principais ferramentas, e uma das grandes novidades surgidas na nova rede é o Hangout. O serviço é novidade no mundo das redes sociais e, ao que tudo indica, será o grande concorrente do Skype (recém-adquirido pela Microsoft).

Hangouts. (Fonte da imagem: Divulgação / Google)

Hangouts?

Isso mesmo: Hangouts. Basicamente falando, essa ferramenta é um serviço de videoconferência com áudio gratuita entre os usuários do Google+. Você junta seus amigos e todos se veem e conversam em um único lugar, sendo necessária apenas a instalação de um plugin do Google para isso (tal qual já acontecia para a conversa com vídeo do Gtalk do Gmail).

A ideia é bem simples: você inicia um Hangout, define quais os círculos de amigos que podem participar da conversa e, então, quem quiser pode chegar. Os contatos que puderem ver seu Hangout escolhem se querem acessar ou não e, com isso, está realizado o seu primeiro encontro online com seus amigos.

E onde está a novidade?

É claro que a Google não inventou a roda, afinal, esse recurso de realizar conferência online com áudio e vídeo é algo que já existia por aí. Porém, o grande destaque da ferramenta é a facilidade com que tudo isso é feito e, o melhor, sem custar nada. O Skype conta com um serviço bastante semelhante, porém, só está disponível para quem se dispuser a pagar por ele.

Além disso, outra vantagem que os Hangouts do Google+ levam sobre seus principais concorrentes é o fato de seren todos nas nuvens. Isso quer dizer que você apenas instala o plugin e, depois disso, faz tudo diretamente do navegador, com configurações intuitivas e sem nenhum problema que acarrete em dificuldade de uso.

Como o plugin funciona tanto em Windows como em Linux e Mac, você pode conversar com seus amigos independentemente do sistema operacional usado por eles. Ou seja, nada de ficar de fora só porque você usa outra plataforma que não a da Microsoft, algo bastante corriqueiro no mundo da informática (principalmente se você é usuário de Linux).

Instale o plugin (Fonte da imagem: Reprodução / Google+)

Avisando os amigos

Quando você inicia um Hangout, seus amigos (com limite de até 25 convidados) recebem uma notificação e, os que estiverem online no Gtalk, recebem um aviso via mensagem instantânea. Se forem convidadas mais de 25 pessoas, eles recebem a notificação na guia Stream, que mostra as novidades de todos os seus contatos.

Cada Hangout gera uma URL específica e qualquer participante do encontro pode divulgá-lo, permitindo que outros usuários o acessem. Vale lembrar que somente usuários do Google+ podem acessar a conferência e que não é possível expulsar alguém de lá, portanto, seja cuidadoso na hora de espalhar o link pela web. Caso se sinta incomodado, saia do encontro e crie outro Hangout.

Sem webcam?

Você queria se encontrar online com seus amigos, mas não tem webcam. Tudo bem, os Hangouts permitem também participação apenas com áudio, ou seja, você adere à conversa e solta a voz, tal qual em uma conferência por voz como é possível em outros aplicativos de VoIP e até mesmo em algumas operadoras de telefonia fixa.

Inicie um Hangout

Primeiramente, clique sobre o botão “Iniciar um hangout”.

Ampliar

O Google+ informa sobre a necessidade de instalação do plugin, o que é feito rapidamente. Depois disso, você configura a webcam, o microfone e o alto-falante a serem usados.

Pronto, resta apenas convidar os amigos para iniciar a videoconferência.

Todo mundo se vê

Durante a execução do serviço, todos se veem em miniaturas de telas localizadas na parte de baixo da janela e, ao centro, é exibida a transmissão do usuário que está falando no momento. Essa organização é inteligente, pois funciona como se cada falante ficasse de pé enquanto pronuncia, facilitando que os espectadores prestem atenção.

Ampliar

Exibição coletiva de vídeos do YouTube

Uma função bastante interessante do Hangouts é a possibilidade de realizar exibições coletivas de vídeos do YouTube. Dentro da janela da videoconferência você pode procurar vídeos do portal e todos os participantes assistem simultaneamente, facilitando a discussão sobre o que está sendo visto.

Ampliar

. . . . .

E assim é a nova ferramenta da Google que, provavelmente, ainda vai dar o que falar. Não deixe de fazer Hangouts com seus amigos e de comentar aqui no Tecmundo como foi sua experiência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.