Fraude no Kickstarter: Golpista some com mais de 30 mil dólares de projeto

1 min de leitura
Imagem de: Fraude no Kickstarter: Golpista some com mais de 30 mil dólares de projeto

Em dezembro de 2013, o game Mansion Lord surgiu no site de financiamento coletivo Kickstarter. Com uma história boa o bastante para arrecadar mais de 30 mil dólares, o projeto finalmente bateu a meta para iniciar o desenvolvimento.

Entretanto, um mês depois os desenvolvedores divulgam uma conta no PayPal para arrecadar ainda mais dinheiro. Depois de quase um ano inteiro e muito dinheiro acumulado, eles simplesmente desaparecem. E aí começa o pesadelo de todas as pessoas que financiaram o projeto.

Sem contar com nenhuma política de devolução do dinheiro ou algo do tipo, os responsáveis pelo Kickstarter não podem fazer nada. Desse jeito, resta aos prejudicados investigar e torcer para que os golpistas sejam pegos.

O problema é que, depois de mais um ano, não existem respostas ou atualizações em nenhum lugar sobre a desenvolvedora do jogo, a Golgom Games. Além disso, não existem informações de contato ou os nomes dos responsáveis.

Uma pesquisa mais aprofundada revela que o domínio golgomgames.com está registrado no nome de Michael Wong. No entanto, além de residir em endereços na California e Texas, todos os outros sites registrados neste nome foram deletados. Para piorar, não existe resposta ao contatar o telefone e email desta pessoa.

Episódios como esse acabam com a credibilidade de sites como o Kickstarter, Indiegogo e Steam Greenlight. Alguns sistemas para evitar este tipo de golpe já começaram a ser testados, como uma opção de Seguro Opcional, porém, o serviço ainda continua muito vulnerável.

Cabe ao usuário a tarefa de se proteger sozinho, seja pesquisando pelo histórico da desenvolvedora e conferindo se as informações do projeto são reais e possíveis.

Você já financiou algum jogo no Kickstarter? Comente no Fórum do Baixaki Jogos

Via Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.