Já existe um golpe na internet com o botão “Não Curti” do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Já existe um golpe na internet com o botão “Não Curti” do Facebook

Sabemos que pessoas que se aproveitam da boa vontade de outras existem desde sempre, mas com a internet esses indivíduos parecem ter se proliferado a uma velocidade assustadora. Já falamos sobre diversos casos de golpes online, como você pode conferir clicando aqui, aqui, aqui e aqui, só para citar alguns.

Agora o esquema mais recente a circular pela rede mundial de computadores se aproveita do recente anúncio de que o Facebook vai receber uma espécie de botão “Não Curti” para se aproveitar dos mais incautos. A pessoa é convidada a responder uma pesquisa online, o que supostamente vai garantir acesso antecipado à nova funcionalidade.

Apesar de já existir muita gente “vacinada” contra essas pegadinhas, usuários com menos experiência ainda tendem a cair em ciladas como essa. As respostas dadas na pesquisa, que normalmente envolvem diversos dados pessoais, então são fornecidas para diversas empresas que enchem a pessoa de propagandas não desejadas. Isso, claro, quando não há uma verdadeira infestação de programas maliciosos instalados no computador do usuário mais inexperiente.

Além do mais, o tal botão “Não Curti” (que provavelmente não terá esse nome) deve sair para todo mundo de uma vez, já que servirá como uma ferramenta para mostrar solidariedade, e não para negativar comentários e postagens. Afinal, é muito estranho alguém postar que seu bichinho de estimação está morrendo e ver as pessoas “curtindo” aquela publicação, por exemplo, como se fosse algo positivo, embora elas estejam apenas querendo indicar simpatia.

Quais os cuidados que você toma para evitar esses golpes eletrônicos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.