Como criar uma conta no Gmail

Aprenda a criar uma conta no serviço de email da Google e ganhe mais de 7 GB de espaço para armazenamento de mensagens, filtro anti-spam eficiente e sistema de chat.
  • Visualizações235.368 visualizações
Por Felipe Arruda em 2 de Março de 2011

Aprenda a criar uma conta no serviço de email da Google

Fonte da imagem: Google

Lançado ainda em fase Beta, em abril de 2004, o Gmail abriu suas portas para o público em fevereiro de 2007, dispensando o esquema de convites que antes era necessário para poder usar o serviço de email da Google.

As vantagens do Gmail fazem dele um dos melhores, se não o melhor, webmail gratuito da internet. Para começar, a capacidade de armazenamento da caixa postal é de mais de 7 GB, capaz de guardar cerca de 20 mil mensagens.

Com tanta mensagem armazenada, você pode pensar que fica difícil se encontrar no meio desse turbilhão de informações. Mas não se engane: o Gmail tem um conceito diferente. Já que ele é orientado à pesquisa, o usuário não precisa apagar as mensagens de tempo em tempo. Basta arquivá-las, para deixar a caixa de entrada mais limpa, e buscar por elas quando necessário. Obviamente, sendo um serviço da Google, os termos e opções de pesquisa são muito flexíveis.

Como se não bastasse, você pode enviar e receber emails com anexos de até 25 MB, ler as mensagens com clientes de email que suportem POP 3 ou IMAP e ter acesso criptografado via HTTPS. O Gmail ainda permite que você bata papo com seus contatos por meio do Google Talk e compartilhe links, fotografias e notas rápidas pelo Google Buzz.

Então chega de papo e mãos à obra!

Novos usuários do Gmail

Para começar o processo de registro, acesse o endereço http://gmail.com, e clique no botão “Criar uma conta”. Depois disso, basta preencher o formulário com os dados solicitados. Porém, dois itens valem a pena serem abordados com mais detalhes.

Nome de login desejado

Verifique se o nome desejado está disponível

Nesse campo você deve informar o nome de usuário que você deseja. Esse nome será usado para formar o seu endereço de email, como em “nomeescolhido@gmail.com”. Portanto, opte por um nome que as pessoas possam recordar facilmente, mas também leve em consideração o fato de que quanto mais simples o nome, mais altas são as chances de você ser cadastrado em uma lista de spam.

Além disso, você deve seguir algumas regras. Além das letras, o Google permite a inclusão de números e de ponto final (“.”) no nome de login. E para ver se já não tem alguém usando o endereço que você escolheu, clique no botão “verificar disponibilidade!”. Caso o nome esteja indisponível, o Gmail sugerirá alguns nomes alternativos para você.

Escolha uma senha

Evite senhas fracas e curtas

Informe a senha desejada no campo “Escolha uma senha”. À medida que você digita, o campo “Segurança da senha” passa a ser atualizado, avisando ao usuário se a senha é curta demais, fraca ou relevante.

Para um resultado satisfatório, escolha uma senha com pelo menos oito caracteres e misture letras maiúsculas, minúsculas e números. Uma boa ideia é pegar as iniciais das palavras que formam uma frase e adaptá-la para o padrão reforçado de senhas. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, por exemplo, poderia ser transformada na senha “TvaPQa4NeP”.

Pergunta de segurança

Escolha com atenção sua pergunta de segurança

Nesse ponto você pode escolher uma das questões disponíveis ou escrever a sua própria pergunta. Você terá que responder essa questão caso acabe esquecendo a senha da sua conta no Gmail e precise recuperá-la. Por isso, lembre-se bem da maneira como você respondeu essa pergunta, pois você terá que digitá-la igualmente quando for necessário.

Lembre-se de escolher uma pergunta cuja resposta apenas você saiba. Também evite perguntas que alguém poderia responder facilmente, com alguns minutos de pesquisa (como o nome da sua mãe ou do seu cachorro). Caso contrário, qualquer um poderá reiniciar a senha da sua conta e, talvez, se apossar dela.

Depois de preenchidos todos os campos do formulário, clique no botão “Aceito. Criar minha conta.”.

Confirmação via SMS

Confirme com o código enviado por SMS

Em alguns países ou regiões, a Google exige uma confirmação via SMS para a conclusão do registro da conta. E a ideia por trás desse passo é garantir que a conta está sendo criada por uma pessoa realmente, e não por um programa de computador que poderia estar sendo utilizado por spammers.

Além disso, a inclusão do número de telefone também torna mais segura a alteração de dados cruciais da sua conta, como a mudança da senha de acesso. Sendo assim, essa segunda etapa do registro exige a utilização de um número de celular válido. Caso você não tenha um, peça emprestado para algum amigo ou parente, e não esqueça de indicar o código DDD antes do número telefônico.

Para prosseguir, clique em “Enviar o código de verificação para o meu telefone celular”. Assim que você receber a SMS, copie o código para o campo “Digite seu código” e clique em “Verificar” para prosseguir.

Parabéns!

Processo concluído!

Verificado o código de segurança, você já pode ter acesso à sua conta. Antes, porém, o Gmail apresenta uma tela de boas-vindas, com a apresentação de algumas funções do serviço. Depois de ler, clique em “Mostrar minha conta” e confira o conteúdo de sua caixa postal eletrônica.

Ah, não se assuste! A conta é nova, mas você já terá três mensagens da Google para ler. Essas mensagens contêm algumas dicas úteis para quem acabou de se cadastrar no serviço, como os passos que você deve seguir para trocar o tema do Gmail ou importar os contatos e mensagens antigas de outros serviços de email.

E quem já tem Orkut?

Formulário para quem já possui a Conta do Google

Se você já possui um perfil no Orkut e ainda não tem conta no Gmail, a situação é ainda mais fácil. Note que ao acessar a página com o formulário que apresentamos na seção anterior, você tem a opção de fazer login com a sua Conta do Google e, a partir dela, criar um endereço no Gmail. A boa notícia é que, ao se registrar no Orkut, você cria, automaticamente, uma conta da Google.

Sendo assim, clique no link “fazer login aqui”, e indique o endereço de email e senha que você utiliza para acessar a rede social da Google. Depois disso você será redirecionado para uma versão reduzida do formulário e, assim que o preencher e confirmar o código enviado por SMS, você também receberá as boas-vindas  no serviço de email. Note que a senha que você deve informar é a mesma que você usa para acessar o Orkut.

A partir de então, o seu endereço no Gmail estará relacionado com a sua conta no Orkut e você poderá acessar ambos os serviços com a mesma senha que usava anteriormente. Entretanto, o login para acessar a sua nova caixa postal é o que você escolheu durante a criação da conta no Gmail.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!