Gmail finalmente adiciona opção para cancelar envio de emails

1 min de leitura
Imagem de: Gmail finalmente adiciona opção para cancelar envio de emails
Imagem: Gmail

Sabe quando você envia um email e, imediatamente depois de clicar em "Enviar", percebe que se esqueceu de colocar o anexo, se arrependeu de ter escrito alguma coisa ou notou que havia uma informação errada? Antes, não tinha conversa e era preciso mandar outra mensagem para corrigir eventuais erros.

Agora, o Gmail aberto no navegador oferece uma solução: depois de passar nada menos do que seis anos em fase de testes nos laboratórios da Google, a opção "Desfazer" foi finalmente incorporada ao envio de mensagens. Esse recurso cria um atraso de até 30 segundos após o clique no botão "Enviar" que permite a você pensar no recado enviado e, se precisar, cancelar a operação antes que seja tarde demais.

É bem possível que você já tenha essa opção disponibilizada há algum tempo, mas há uma explicação: ela foi adicionada para quem ativou a plataforma Inbox ou faz parte dos testes do Google Labs.

Como ativar

Por enquanto, a opção não está ativada por padrão e é preciso ligá-la nas Configurações do Gmail (o ícone em forma de engrenagem que fica no canto direito da tela).

Na aba "Geral", procure o item "Cancelar envio" e selecione a quantidade de tempo que você terá disponível (de 5 a 30 segundos).

Salve as alterações e, na próxima vez em que enviar uma mensagem, note que a opção "Desfazer" surgirá no topo da tela, ao lado de "Exibir mensagem". É nesse botão que você deve clicar para que a mensagem não seja mandada e volte a se tornar só um rascunho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.