Como recuperar contatos deletados no Gmail

1 min de leitura
Imagem de: Como recuperar contatos deletados no Gmail

Imagine a seguinte situação: mexendo no seu Gmail, você se depara com alguns endereços que acredita não serem mais necessários. Para manter sua lista de contatos organizada, você apaga endereços de email de inúmeras pessoas. Algumas semanas depois, você precisa encontrar algum daqueles contatos e se lembra de ter apagado justamente o email daquela pessoa que precisa encontrar.

Gmail

Se você já passou por uma situação semelhante, deve saber o quanto pode ser difícil recuperar qualquer endereço deletado. O máximo que você poderia fazer seria tentar encontrar uma conversação ou emails antigos, em uma busca por pistas que possam lembrar o endereço daquele contato.

É muito comum que a perda de endereços de email também aconteça durante o processo de sincronização do Gmail com outros aplicativos. Caso isso venha a acontecer com você, saiba não há mais motivos para sofrimento: pensando nestas situações, o Google lançou uma ferramenta de recuperação de contatos que, além de muito fácil de usar, pode restaurar sua agenda em apenas três passos.

Recuperando contatos

Após fazer login na sua conta do Gmail, abra sua agenda de contatos. Ela fica localizada no lado esquerdo da página, logo abaixo do campo “E-mail”.

Passo 1

Com sua agenda aberta, selecione a opção “Mais Ações” e, no menu que se abre, clique em “Restaurar Contatos”.

Passo 2

Uma nova janela deve se abrir, pedindo que você determine a data de recuperação de seus contatos. Então, basta clicar em “Restaurar”. A limitação da ferramenta de restauro é de 30 dias. Contatos apagados antes disso são permanentemente deletados do sistema.

Passo 3

Note que o procedimento é feito com base em uma restauração de backup, sendo assim, contatos adicionados no período entre a data que deseja reaver e o momento do processo, podem ser perdidos. Caso isso aconteça, você pode reverter o processo. Para isso, é só repetir os passos, selecionando a opção de restauração para dez minutos ou uma hora atrás, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.