5 complementos que todo usuário de Gmail precisa conhecer

3 min de leitura
Imagem de: 5 complementos que todo usuário de Gmail precisa conhecer

Se você usa o Gmail para gerenciar uma ou mais contas de email, sabe que ele é um provedor cheio de opções de personalização para os usuários. Porém, existem alguns serviços e detalhes que ainda faltam, principalmente para os usuários mais frequentes.

Nesta lista você vai conhecer cinco extensões incríveis para deixar o seu Gmail mais completo e fazer com que ele seja muito mais do que um provedor de email. Com esses complementos, é possível organizar compromissos, criar uma assinatura moderna e visual, agendar o envio de emails e muito mais.

1. Boomerang — envio programado de emails

Imagine essa situação: você precisa mandar uma mensagem de aniversário para alguém e quer que aquele email chegue no dia exato; porém, você vai estar sem acesso à internet naquele momento. Este é somente um dos problemas para os quais o Boomerang pode ser a solução perfeita, já que ele permite que você agende o dia e a hora que a mensagem será enviada, por exemplo.

Essa extensão é bem famosa e cheia de opções. Com um cadastro simples, você pode receber a confirmação de recebimento de mensagens importantes — dessa forma, quando você mandar um email, pode ter certeza de que ele chegou corretamente ao destinatário. As ferramentas de envio do Boomerang são mostradas na parte de baixo da caixa de composição, como na imagem acima.

Outra opção é arquivar mensagens para organizar melhor a sua caixa de entrada, mas indicar um dia para que elas voltem para o início e sejam lidas novamente. Por exemplo, você tem 15 emails para responder e vai precisar dividir isso em dois dias; para não se esquecer das outras mensagens, marque para que elas apareçam no dia seguinte novamente no início da fila!

2. Gmelius — personalização completa

Quer deixar o Gmail com uma aparência mais limpa e cheia de detalhes diferenciados? Essa extensão pode ser de grande ajuda. O Gmelius traz uma vasta lista de possibilidades de personalização e, depois de autorizar o uso do app na sua conta de email, tudo que você precisa fazer é marcar as caixas de seleção das opções que você deseja habilitar.

Não poderia ser mais fácil! Algumas das opções são: retirar os anúncios, mostrar ícones do tipo de anexo do email, retirar a caixa de bate-papo, trazer de volta o modelo antigo de composição de mensagem etc. Nem todas as personalizações, no entanto, são compatíveis com os novos recursos do Gmail — quando for este o caso, um aviso é mostrado.

3. WiseStamp — assinatura especial

Se você acha a sua assinatura no Gmail muito simples e quer turbinar este recurso, o WiseStamp é uma ferramenta interessante. Ele traz vários layouts nos quais você pode colocar seu nome, empresa, telefone, botões de redes sociais, foto e muito mais! Além de muito útil este serviço é incrivelmente fácil de personalizar.

Basta inserir os dados em um formulário, escolher os botões e badges que você deseja adicionar e ele faz toda a parte complicada — ou seja, a incorporação de todos esses códigos — automaticamente. Ao enviar os emails, você pode retirar a assinatura eventualmente, mas ela é configurada por padrão para aparecer no final da mensagem.

4. Todoist — lista de tarefas

A extensão Todoist permite que você organize as atividades do seu dia sem precisar nem sair da caixa de entrada do Gmail. Em uma janelinha flutuante na parte de baixo da tela ficam várias opções de listagem de tarefas para serem adicionadas e conferidas rapidamente. Os resursos premium incluem até lembretes com hora marcada!

Para que você veja como anda a sua produtividade, o Todoist tem até um mostrador que indica em gráficos quantas tarefas você consegiu cumprir diariamente e quantas foram adiadas ou atrasadas. Outra vantagem dele é que é possível acessar toda a sua agenda para os próximos dias com apenas um clique quando você estiver escrevendo ou respondendo um email.

5. Notes for Gmail — post-its na caixa de entrada

Se você tem o costume de colar post-its em tudo, com certeza já deve ter desejado poder fazer isso na caixa de entrada do seu email. Com esta extensão, isso é possível e incrivelmente simples. Instale e autorize o uso do app na sua conta e ele mostra dois ícones novos na tela do Gmail: um para adicionar notas (na barra de cima das mensagens) e outro para configurações (no cantinho superior direito).

Os post-its criados são mostrados na parte de cima da janela e você pode usar cores diferentes na fonte para separá-los, por exemplo, por urgência ou tipo de recado. Essas mensagens aparecem apenas nos navegadores em que a extensão estiver instalada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.