Gmail: como fazer para saber se o destinatário recebeu seus emails

2 min de leitura
Imagem de: Gmail: como fazer para saber se o destinatário recebeu seus emails

Quem nunca quis saber de antemão se um email do Gmail já foi lido pelo destinatário? Especialmente se o grau de urgência da mensagem for elevado, é comum ficarmos ansiosos para saber se a pessoa já recebeu o conteúdo.

No caso do WhatsApp, atualmente o mensageiro mais popular do mundo, é possível que o usuário saiba em quais momentos a pessoa está online e se ela já visualizou as mensagens enviadas.

Se você quer um recurso semelhante na sua conta do Gmail, saiba que o MailTrack para o Chrome pode realizar o seu desejo. MailTrack é uma pequena extensão de navegador, que vai conseguir notificá-lo se determinado email já foi lido pelo destinatário. Nós do TecMundo vamos orientá-lo sobre o uso da ferramenta para que você possa utilizá-la durante a sua rotina.

De olho na mensagem enviada

Primeiramente, você precisa fazer o download do MailTrack na Google Chrome Store – clique aqui para acessar diretamente a loja do browser. Após a extensão ter sido adquirida, será necessário fazer o login com a sua conta do Gmail através da opção “Sign in with Google” e autorizar a ferramenta no seu email.

Depois das etapas de login e autorização, chegou a hora de saber se o MailTrack está funcionando corretamente no seu Chrome. Vá até a opção “Escrever” para redigir um novo email – note que logo ao lado do ícone “Enviar” em azul, há um símbolo com um envelope aberto. Clique na opção para que você possa receber um alerta referente ao momento em que o destinatário leu a mensagem.

Depois de ter enviado um email para alguém, assim que a pessoa abrir a sua mensagem, você receberá uma notificação, como na imagem abaixo.

Além da notificação automática que indica o momento exato em que a pessoa visualizou o email, você também pode verificar diretamente o ícone de verificado na sua caixa de entrada. Se o ícone estiver apenas com uma verificação, é sinal de que a pessoa ainda não abriu a mensagem. Caso os dois ícones de verificação estejam verdes – idêntico ao WhatsApp –, pode ter certeza de que o destinatário já está ciente do conteúdo daquele email.

Sim, o MailTrack realmente funciona e vai fazê-lo controlar a ansiedade. Agora você poderá ficar mais tranquilo ao saber de que determinado conteúdo foi enviado com sucesso para o destinatário.

Há algumas situações em que você pode se aproveitar melhor do MailTrack. Se você encaminhou o seu currículo para alguma empresa, por exemplo, será possível verificar se a companhia já o visualizou.

A extensão será útil para você? Não deixe de opinar em nossos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.