Gmail: como desabilitar a exibição automática de imagens

1 min de leitura
Imagem de: Gmail: como desabilitar a exibição automática de imagens

(Fonte da imagem: Jornal GGN)

Quem usa o Gmail com frequência deve ter percebido que o serviço passou por algumas reestruturações tímidas no fim do ano de 2013. Uma mudança sutil que incomodou muita gente foi a exibição automática de imagens anexadas em uma mensagem – antigamente, era necessário clicar em um pequeno link no topo de cada email recebido para que o servidor fizesse o download desses ficheiros e os exibisse no corpo da correspondência.

Esse procedimento era necessário para preservar a segurança do usuário, visto que spammers e crackers podem muito bem transmitir malwares através de arquivos em anexo ou utilizá-los para rastrear dados do usuário. Contudo, o Gmail passou a contar com um servidor próprio para armazenar e exibir as imagens enviadas através do serviço, eliminando por completo tais riscos e permitindo o carregamento automático de arquivos gráficos no corpo dos emails.

Eis a solução

Contudo, ainda assim, há quem não tenha curtido a novidade – especialmente quem possui conexões lentas e deseja que as mensagens recebidas carreguem com maior velocidade. Felizmente, é muito fácil desativar a exibição automática de imagens: basta fazer login na sua conta do Gmail, clicar no ícone da engrenagem (canto superior direito da tela) e escolher a opção “Configurações”.

Nesta tela, procure o campo “Imagens” e deixe assinalada a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas”. Navegue até o final da página e clique no botão “Salvar alterações”. Pronto! Agora as imagens recebidas em novas mensagens só aparecerão quando você confirmar que deseja visualizá-las.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.