Aprenda a bloquear remetentes de email indesejados

Aprenda a blindar seu email dos remetentes chatos ou que podem trazer algum problema para sua vida
  • Visualizações144.910 visualizações
Por Camila Camargo em 11 de Maio de 2009

Quem nunca passou por uma situação desagradável com sua caixa de entrada? Sempre há alguém que passou por uma situação constrangedora por receber mensagens agressivas, seja de publicidade, Spam, vírus ou até mesmo de um ex-companheiro que não aceita o fim de um relacionamento. Para evitar problemas pessoais e até mesmo judiciais com os “sem noção”, hoje você vai aprender a bloquear remetentes indesejados e não permitir que eles cheguem perto de você ou sua caixa de entrada.

Quatro titãs

Para criar uma regra, vamos bloquear alguns serviços de email por dois motivos: o primeiro é que alguns serviços são muito mais usados que outros. O segundo motivo é que se não delimitássemos o número de serviços, este artigo teria dezenas de páginas, visto que a quantidade de serviços de emails é enorme. Desta forma, vamos aos eleitos!

Os eleitos

Para este tutorial vamos usar o Microsoft Office Outlook, Gmail, Hotmail e Yahoo!, pois como dissemos, estes são atualmente os serviços de email mais usados. Para começar, vamos falar do Outlook, afinal, quem tem Windows possui esta ferramenta e pode nem saber que pode bloquear remetentes indesejados.

Outlook

Blindar seu Outlook é muito fácil e você possui duas táticas para isso. A primeira é ir até o menu “Ações/Lixo Eletrônico/ Adicionar Remetente à Lista de Remetentes Bloqueados”. Vale lembrar que antes disso, você precisa selecionar alguma mensagem do dito cujo e realizar estes passos. Automaticamente aquele email será bloqueado e o chato de plantão não dará mais as caras no seu email.

Outra saída para o bloqueio é clicar sobre alguma mensagem do sem noção com o botão direito do mouse e ir até “Criar Regra”. Uma janela com diversas opções será aberta, sendo assim, basta escolher quais regras serão criadas para aquele contato.

Se desejar, pode configurar uma ação que o Outlook irá tomar assim que receber uma mensagem daquele remetente. Para definir uma ação que o Outlook pode tomar assim que receber um email com aquelas características, selecione a opção “Mover o item para a pasta:” e escolha para onde a mensagem será enviada assim que chegar na sua caixa de entrada.

Hotmail

Quem usa o Hotmail sabe que ele passou por mudanças radicais nos últimos tempos, desta forma é possível que você tenha perdido a localização de algumas ferramentas. Portanto, vamos em busca da ferramenta de bloqueio de bicões.

Na página de sua caixa de entrada, vá até o botão “Opções (no canto superior direito) /mais opções/ Remetentes confiáveis e bloqueados/Remetentes bloqueados”.

Na barra “Endereço de email ou domínio bloqueado” será o local onde você vai inserir o email do chato de plantão. Assim que fizer isso, clique em “Adicionar à Lista” e pronto! Ele estará na sua lista negra para todo o sempre.

Yahoo!

Quem usa o poderoso Yahoo!Mail também possui a opção de bloquear remetentes sem noção. As ferramentas do Yahoo! se encontram em locais semelhantes as do rival Hotmail. Desta forma, vá até “Opções (canto superior direito) / Bloquear endereços”.

Agora, adicione os emails que deseja bloquear e mande-os sem dó nem piedade para o canto escuro da sua caixa de entrada.

Gmail

O Gmail é um dos serviços de emails mais utilizados hoje em dia. Também pudera, com tantas ferramentas, é praticamente impossível resistir a ele. Para ativar mais uma ferramentas extremamente útil, o bloqueio de inconvenientes, em primeiro lugar, abra uma mensagem do remetente que você deseja bloquear.

Em seguida, vá até “Mais ações/Filtrar mensagens assim”.

Uma janela com uma série de opções será aberta, desta maneira, defina os critérios para o bloqueio. Você pode bloquear emails do remetente “X” apenas se eles tiverem anexos ou se possuírem um título ofensivo, por exemplo. Depois destas configurações, clique em “Próxima Etapa”.

Agora escolha a ação que o Gmail tomará ao receber mensagens com as regras ou critérios que você definiu. Feito isso, agora é só relaxar e se despreocupar com os “sem noção” do seu email.

É isso aí pessoal. Este foi mais um artigo com dicas simples e fáceis do mundo da informática, mas que com certeza fazem toda a diferença no seu cotidiano. Se você possui mais ideias ou passou por uma experiência desagradável por causa de algum email desagradável, não bloqueie seu direito de soltar o verbo e deixe seu comentário.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!