Parabéns Gmail!

5 min de leitura
Imagem de: Parabéns Gmail!

A Internet é uma jovem senhora e uma dama que merece muito respeito e admiração, pois alcançar tamanho sucesso é coisa para poucas. Uma jovem senhora brilhante, certamente, é acompanhada de filhos brilhantes e, mais um filhinho da Internet está de aniversário! O bebê Gmail está completando neste dia 1° de abril cinco aninhos bem vividos e de muitas peripécias.

O caçulinha

Para homenagear um dos filhos pródigos do casamento Google e Internet, hoje você vai saber um pouco mais sobre o serviço de emails mais levado da família virtual, pois apesar de chegar depois dos demais, é o que trás mais novidades e alegrias para os usuários da grande família, ou melhor, grande rede.

Pega na mentira
Pega na mentira
Oficialmente, o Gmail foi lançado no dia 1° de abril de 2004. Coincidência ou não, o fato de o serviço de emails da Google ter sido lançado justamente no dia da mentira, gerou uma enorme desconfiança, pois muitas pessoas acharam que poderia ser uma piadinha de mau gosto desse dia e nem deram a devida atenção ao nascimento do neném dos serviços de emails.

Anúncio oficial

Para fugir das especulações, no dia do lançamento foi disponibilizada, na página do Google, uma nota para a imprensa e usuários confirmando o lançamento do Gmail, suas características e todas as inovações que haveria no serviço de emails que acabava de sair da maternidade. Esta nota está disponível (em inglês) até hoje na central de imprensa da Google, sendo assim, clique aqui e confira você mesmo a certidão de nascimento do Gmail.

Um dos parágrafos da nota diz o seguinte:

 Devido à especulação desenfreada da mídia, o Google Inc. anuncia que está testando a versão Beta do Gmail - um serviço gratuito de email com capacidade de armazenamento de até oito bilhões de bits de informação, o equivalente a 500.00 páginas de email por usuário 

Fonte: Google Inc.


O papai verdadeiro
Papai é quem cria
De acordo com a nota de lançamento, o Gmail foi desenvolvido por um engenheiro durante seu projeto de “20% de tempo”, ou seja, os funcionários Google possuem um dia livre por semana para trabalhar em projetos próprios – o Orkut é mais um caso de serviço desenvolvido no projeto de tempo livre, porém se é feito dentro da Google, é da Google e ponto.

Mas, como diz o ditado “pai é o que cria”, o Gmail entrou para a família Google causando preocupação e medo nas famílias Microsoft e Yahoo!, afinal o Hotmail e o Yahoo!Mail estavam muito atrás no quesito capacidade de armazenamento.

Superdotado

O que fez e faz o Gmail um dos líderes de mercado é o fato de que desde o seu lançamento, sua capacidade de armazenamento era muito superior aos serviços de mensagens mais utilizados na época, pois apesar de ser gratuito, ele já dava show.Veja a comparação de capacidade em 2004.

Tabela de comparação de armazenamento.

O projeto Gmail girava em torno de três objetivos:

Pesquisa: afinal ele joga no mesmo time do buscador Google, sendo assim a busca dentro do email foi uma jogada e tanto.

Velocidade: Era prioridade facilitar a navegação pelo serviço, desta forma tudo era bem organizado, dos contatos às mensagens. Além disso, o combate aos spams permitia aos usuários ter mais tempo livre, já que apagar milhares de mensagens não era necessário (mas os spams existem no Gmail até hoje).

Armazenamento: Você já viu que armazenamento não era problema, mas ele foi priorizado para que os usuários do serviço nunca mais precisassem se desfazer de suas mensagens.

Falando em armazenamento, em 2007 a Google lançou o projeto “infinito +1”, que consiste em aumentar diariamente sua capacidade de armazenamento. Quando foi lançado, sua capacidade era de 1 GB, hoje ela vem aumentando a uma taxa de aproximadamente 4 bits por segundo. Atualmente já é possível contar com mais de 7 GB  de espaço para armazenamento de mensagens e é só abrir a página inicial do Gmail para conferir os números aumentando.

Menino prodígio

Teste do pezinho

Quando foi lançado, o Gmail estava em versão Closed Beta, desta forma apenas algumas pessoas tiveram a oportunidade de usar o serviço e testá-lo. Para usar o Gmail, era necessário receber um convite – o mesmo caso do Orkut -, entretanto em fevereiro de 2007 abriram as portas do serviço e, deste então qualquer pessoa que tenha uma conta Google pode usufruir de tudo o que o menino prodígio tem a oferecer. 

Só loucurasPrimeiras peripécias

Quando foi lançado o Gmail contava com recursos hoje em dia considerados básicos, mas para a época eram inovadores. Das ferramentas de pesquisa dentro da sua caixa de entrada até as formas mais objetivas de navegação o garoto de ouro não para de agregar novidades e facilitar a vida dos seus usuários.

Não é brincadeira

A quantidade de ferramentas que podem ser usadas em conjunto com o email é enorme e a cada dia novas opções são lançadas. As ferramentas que mais chamaram a atenção do público em geral foram, sem dúvida a inserção do Gtalk dentro do email, mudar a aparência da interface, compartilhar vídeos do YouTube, download de emails para o celular, visualizador de PDF, bate-papo com vídeo, resposta automática de férias e mais tantas outras possibilidades que seria necessário criar um contador de inovações para ser possível acompanhar tantos lançamentos.

A grande família

Assim como o Gmail, o próprio Google pode ser considerado um pré-adolescente, pois vai completar onze anos em breve. É possível acompanhar no site comemorativo do 10° aniversário da companhia toda a trajetória do site desde a criação do buscador até as novidades mais fresquinhas. Confira abaixo um vídeo – do YouTube é claro – que conta em poucos minutos os dez anos da trajetória astronômica da Google Inc.

Rá-tim-bum

Depois de fazer história, com certeza, o Gmail já faz parte da vida de milhares de pessoas ao redor do mundo que usam o mesmo serviço para encurtar distâncias e aproveitar todas as facilidades que a Internet nos trouxe. Vale a pena homenagear o caçulinha da família Google e torcer para que a cada ele inverta os papéis e ao invés de receber presentes, dê mais alegrias aos convidados da sua festa.

Valeu Gmail!

Convite para a festa

Entre com tudo nesta festa, aproveite todos os recursos do Gmail e aproveite ao máximo tudo o que ele nos oferece conferindo alguns artigos que são um presente do Baixaki para você.

Como usar o GMail
Seleção de aplicativos para o GMail
Outlook: Adicione sua conta do GMail
Mude o tema do seu Gmail
Lista de tarefas do Gmail
Compartilhe vídeos do Youtube pelo Gmail

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.