Se você já está cansado do mundo em que vivemos, por que não criar um mundo que seja só seu? Aí vão alguns passos muito fáceis para você construir o seu próprio planeta no The Gimp, a partir de apenas uma foto panorâmica.

Crie o seu próprio planeta.

1. Abra o Gimp com uma foto panorâmica. Dê preferência a panoramas de cidades que têm o céu aparecendo, como a que utilizaremos aqui. Quanto maior for o ângulo da foto tirada (como 360 graus), melhor.

Abra seu Gimp com uma foto panorâmica.

2. Clique no menu do topo em Imagem > Redimensionar Imagem.

Vá até imagem e clique em redimensionar.

3. Na caixa que abrirá, primeiro desmarque o ajuste automático clicando no ícone mostrado na imagem (1). Logo em seguida, modifique o valor da altura da imagem, de modo que fique igual à largura (2).  Ex: 552 pixels de largura e 552 pixels de altura. Dessa forma, a imagem provavelmente ficará quadrada.

Desmarque a opção da corrente e deixe os valores iguais.

4. É provável que a sua foto esteja esticada, quadrada e feia. Mas tudo bem, pois é normal. Em seguida, clique em Imagem > Transformar > Espelhar Verticalmente. Assim, sua imagem ficará de ponta cabeça.

Inverta verticalmente a foto.

5. Agora vá ao menu Filtros > Distorções > Coordenadas Polares.

Entre no menu de filtros e coordenadas polares.

6. Na caixa aberta, deixe a “profundidade do círculo em porcentagem” com 100, ou seja, no máximo. O ângulo você também pode modificar de acordo com a sua vontade, para girar o planeta.

Adicione coordenadas polares para deixar com cara de planeta a sua foto.

7. Seu mundo está quase pronto. Agora você pode fazer alguns ajustes, utilizando a ferramenta de desfocar e de borrar, principalmente na parte em que foi feita a junção na hora de criar o planeta.

Faça ajustes para deixar mais bonito o seu planeta.

Pronto! Agora você também pode fazer o que for necessário para deixar a sua imagem mais bonita e parecida com um planeta.

Agora o seu planeta já está pronto!

($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)2602($/CODInsereProgs$)