Review: teclado gamer Genius GX Gaming Manticore [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: teclado gamer Genius GX Gaming Manticore [vídeo]

O GX Gaming Manticore é aquele que pode ser considerado o novo modelo top de linha entre os teclados produzidos pela Genius. Com a promessa de entregar uma “simulação de teclas mecânicas” realista, o dispositivo oferece os recursos que se esperam de um produto voltado ao público gamer, sem se associar ao preço um tanto alto cobrado por outras opções do segmento.

Tivemos a oportunidade de passar algum tempo com o produto, que foi testado tanto em seu propósito original — jogar games — quanto para a realização de tarefas diárias. Levando em consideração sua faixa de preço, o periférico não decepciona — porém, quem busca por uma opção especializada que realmente ofereça uma experiência completa provavelmente vai ter que procurar uma alternativa mais cara.

Especificações técnicas

  • Oito teclas macro reprogramáveis
  • Tecla Master Record para a gravação de macros
  • Três perfis de uso
  • Duas portas USB para a conexão de periféricos
  • Sistema antighosting com capacidade para até 20 teclas
  • Cabo removível com três opções de posicionamento
  • Quatro opções de intensidade de brilho de tecla: desligado/baixo/médio/alto
  • Sistema RBG de retroiluminação baseado em três áreas
  • Memória onboard de 32 KB para armazenar configurações
  • Teclas dedicadas à reprodução de arquivos multimídia
  • Dimensões: 54,3 cm (largura) x 20 cm (altura) x 3 cm (espessura)
  • Peso: 1.003 gramas
  • Preço: de R$ 250 a R$ 300

Design

Apostando na cor preta com acabamento em vermelho, o GX Gaming Manticore é um teclado com dimensões generosas. No entanto, contrariando a impressão inicial que isso deixa, o produto se mostra bastante leve e fácil de carregar — o que entrega o fato de que não estamos lidando com um produto realmente mecânico.

O principal motivo de o produto ocupar uma área tão ampla é a quantidade extra de teclas que ele apresenta. Além de oito botões macro (localizados à sua esquerda), o acessório apresenta controladores para o nível de intensidade de sua retroiluminação e gerenciamento de mídia em sua parte superior — mesma área na qual há o botão “Master Record”.

As dimensões amplas também permitiram à Genius investir em uma área dedicada ao descanso dos punhos, o que proporciona uma experiência de uso mais confortável. Para completar, dois pequenos ajustadores traseiros permitem acertar a altura do teclado, que, graças a um acabamento emborrachado, permanece fixo em seu lugar enquanto você digita ou joga.

Um detalhe que chama atenção é o fato de todos os botões especiais do teclado — incluindo as teclas macro e os comandos responsáveis pela troca de perfis personalizados — possuírem um aspecto mais discreto. Além de facilitar a identificação tátil por parte do usuário, essa solução evita que você acione algum desses comandos por acidente enquanto participa de alguma partida mais intensa.

Outro destaque é o sistema de retroiluminação adotado pela Genius, que é dividido em três áreas diferentes capazes de operar de maneira individual. Além de determinar a cor utilizada e sua intensidade, você pode escolher se elas devem permanecer estáticas ou se devem ficar pulsando em um ritmo determinado.

Para completar, o produto apresenta duas entradas USB 2.0 na parte traseira de sua lateral direita. Durante nossos testes, ambas apresentaram uma velocidade de transferência de dados competente, embora tenha havido alguns conflitos durante a leitura de arquivos presentes em um HD externo da Seagate com o software FreeAgent instalado.

Software

Embora o GX Gaming Manticore funcione bem somente com os drivers do Windows instalados (processo que ocorre automaticamente através do Windows Update), é preciso instalar o software proprietário para destravar o potencial real do produto. Também é uma boa ideia baixar a atualização de firmware disponibilizada no site oficial, que corrige alguns dos conflitos que o produto pode apresentar com seu sistema operacional.

Com um visual simples (e uma boa tradução para o português), o aplicativo se mostra fácil de configurar. Em “Designar Botões”, você muda a maneira como qualquer tecla do aparelho responde, enquanto em “Gerenciar Macro” é possível criar, editar ou deletar qualquer combinação automática — infelizmente, o último caso quase sempre resulta no encerramento automático do programa, o que não afeta o desempenho do teclado.

Em “Avançada”, o usuário pode associar programas específicos a cada um dos três perfis personalizados com os quais o GX Gaming Manticore é capaz de trabalhar. Caso você faça isso, basta que o software selecionado seja associado para que o teclado acione automaticamente as mudanças que você fez — solução que se mostra prática para quem costuma jogar sempre o mesmo título.

Já a aba “Opções de luz” possibilita mudar o comportamento de cada uma das três áreas de iluminação do dispositivo. Vale notar que é possível associar opções diferentes a cada um dos três perfis de uso permitidos, o que facilita identificar qual deles está ativo no momento em que você utiliza o produto.

Uma boa notícia para quem investir no produto da Genius é o fato de que, graças a uma memória interna de 32 KB, o dispositivo armazena todas as mudanças que você realiza. Dessa forma, não é preciso baixar e instalar o software de configuração caso o usuário decida conectar o dispositivo a uma máquina nova e queira jogar imediatamente usando como base suas preferências pessoais.

Desempenho

Algo que fica claro a partir do momento em que começamos a usar o GX Gaming Manticore é que ele não é um teclado mecânico — na verdade, ele nem sequer se aproxima disso. O produto usa uma película eletrônica comum, cuja única diferença para um produto “não gamer” é uma sensibilidade ligeiramente maior que a convencional.

Essa decisão da fabricante faz com que, embora seja uma boa opção para jogos eletrônicos, o dispositivo não seja exatamente o ideal para quem costuma digitar — especialmente para quem tem “mão pesada”. Respondendo de forma precisa a qualquer toque, o produto não raramente registra a mesma letra repetidas vezes por acidente, o que pode tornar um tanto trabalhosa a produção de textos.

Ao mesmo tempo, essa característica não incomodou em nenhum momento durante nossa jogatina, se mostrando até mesmo benéfica. Games que exigem reflexos rápidos, como BIT.TRIP RUNNER, Audiosurf e Geometry Wars: Retro Evolved puderam ser aproveitados sem qualquer problema — sendo inclusive beneficiados pelo fato de o teclado oferecer uma área de descanso que permite deixar a mão em uma posição confortável durante os momentos de jogar.

O sistema antighosting usado pela Genius se provou eficiente e em nenhum momento o teclado deixou de responder aos comandos realizados — nem mesmo quando uma quantidade generosa de teclas era apertada simultaneamente. Da mesma forma, a gravação de macros se provou rápida, dispensando qualquer espécie de tempo de carregamento antes que o teclado iniciasse o processo (algo comum em outros produtos que oferecem a opção).

Vale a pena?

Levando em consideração o que o mercado brasileiro tem a oferecer em matéria de acessórios para games, o GX Gaming Manticore é uma boa opção para quem procura um produto bom e relativamente barato — mesmo que ele não seja exatamente a melhor opção disponível nas prateleiras.

Oferecendo uma boa combinação entre preço e desempenho, o dispositivo é uma alternativa atraente para quem não quer gastar muito para obter funções “Premium” como a configuração de macros e um sistema de retroiluminação eficiente. Adotando um software de configuração simples, o produto também se destaca por oferecer duas entradas USB facilmente acessíveis e botões para o controle de arquivos multimídia.

Apesar de suas qualidades, o teclado apresenta uma sensibilidade que pode ser considerada excessiva por quem costuma trabalhar digitando textos. Caso essa seja sua principal intenção, pode ser uma boa ideia gastar em um pouco mais e comprar um teclado realmente mecânico — categoria que oferece uma resposta tátil mais precisa a quem escreve no computador.

Em resumo, o GX Gaming Manticore possui um preço compatível com o que oferece: um teclado com características agradáveis para quem deseja jogar, mas que não consegue competir com produtos mais especializados. Se você está com um orçamento apertado, mas nem por isso quer deixar de lado alguns recursos exclusivos, vale a pena dar uma chance para o dispositivo da Genius.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.