Conheça os aparelhos Samsung da linha Galaxy de 2013 [tabela]

5 min de leitura
Imagem de: Conheça os aparelhos Samsung da linha Galaxy de 2013 [tabela]

Para atender aos mais diversos tipos de consumidores, a Samsung fabrica diversos smartphones com diferentes recursos e especificações. Não é à toa que a empresa conquistou o primeiro lugar em vendas nas últimas pesquisas, alcançando o impressionante número de 150 milhões de aparelhos comercializados.

No Brasil, a grande maioria da população também prefere Samsung. Conforme pesquisa da Gartner, publicada em fevereiro de 2013, a marca vende mais smartphones do que todas as concorrentes (LG, Nokia, Apple e Motorola) juntas. É claro que a empresa não parou por aí e, conforme o DigiTimes, a fabricante quer vender mais de 500 milhões de portáteis em 2013.

A meta parece alta, mas não é absurda se considerarmos que, em apenas um mês, a Samsung vendeu 10 milhões de Galaxy S4. O plano para continuar crescendo é lançar mais gadgets, por isso, a marca vem produzindo uma série de aparelhos da linha Galaxy. Hoje, vamos acabar com algumas confusões, mostrando as diferenças entre os dispositivos lançados em 2013.

O máximo em tecnologia

Nos últimos anos, a Samsung vem adaptando a nomenclatura de seus celulares com diferentes terminologias. A maior parte dos aparelhos faz parte da linha Galaxy, mas cada um recebe uma letra ou nome específico que servem para reconhecer os diferenciais do produto. Entre tantos modelos, a série Galaxy S é a mais robusta, tanto em tecnologia quanto em recursos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Em 2013, a fabricante lançou o Galaxy S4 com a CPU mais avançada do mercado e com uma série de funcionalidades que são exclusivas do aparelho. A tela Full HD é um diferencial, mas o melhor aproveitamento do espaço da carcaça — que é menor que a do antecessor — é um dos pontos que mais chama a atenção.

Além da questão do poder de processamento, este smartphone traz o design mais caprichado da fabricante. A ideia desse top de linha é bater de frente com os principais concorrentes (quer dizer, com o iPhone). Não é preciso comentar que este modelo é o mais caro de todos, né?

Um novo Galaxy Note

O conceito do Galaxy Note começou com um smartphone que trazia uma caneta de alta sensibilidade capaz de transformar a tela em um bloco de notas. Com o passar do tempo, a Samsung viu a necessidade de levar este recurso para uma nova linha de aparelhos. Depois de lançar o Galaxy Note II (a segunda versão do celular), a empresa apresenta os tablets da série.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Neste ano, a empresa lança o Galaxy Note 8, um gadget que, como o próprio nome sugere, conta com tela de 8 polegadas e suporte para a mais recente tecnologia de caneta. Assim como os smartphones, o novo tablet da Samsung vem com melhorias de hardware. Há modelos com 3G e outros apenas com WiFi.

Tamanho de tela ideal

Quando se fala em desempenho, todo mundo deseja um smartphone que seja rápido e eficiente. Ocorre que, geralmente, alto desempenho está atrelado a um alto custo. A tela, no entanto, é um aspecto que depende mais do gosto do consumidor do que do bolso.

Claro, displays maiores agregam valor ao produto, mas não é preciso mais de 2 mil reais (preço do S4) para comprar um celular com tela de 5”. É justamente por isso que a Samsung vem apostando em tantos modelos. Para você encontrar seu novo Galaxy, organizamos a tabela de acordo com o tamanho do visor. Vamos aos destaques de nossa seleção.

Quase um Galaxy S3, pelo menos no visual

Um dos aparelhos que mais vêm se destacando no Brasil e no mundo é o Samsung Galaxy Gran. Analisamos este celular recentemente, e tirando alguns detalhes de acabamento, ele é um dispositivo muito semelhante ao Galaxy S3 (e ao S4). As medidas, o peso e outros detalhes se diferem, mas ele engana bem os que não conhecem os aparelhos top de linha da marca.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

No interior, este smartphone traz componentes mais simples, mas que devem ser suficientes para uma boa experiência. O único problema mesmo será notado por consumidores com olhos clínicos. Por conta da baixa resolução, o display conta com baixa densidade de pixels, o que resulta em uma qualidade intermediária para exibir vídeos e imagens.

Um substituto para o Galaxy Nexus

Depois que a Google lançou o LG Nexus 4, o tão aclamado Galaxy Nexus foi descontinuado. Para suprir essa lacuna, a Samsung resolveu apostar em um aparelho com configurações muito semelhantes: o Galaxy Premier. Ele tem o mesmo tamanho de tela, medidas muito parecidas e quase a mesma configuração de hardware.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Trata-se de um produto que oferece experiência similar à do produto oficial da Google. Vale notar, no entanto, que o Premier conta com lentes mais capacitadas, CPU e GPU mais potentes, espaço para cartão SD e bateria de duração prolongada.

Alto desempenho com preço reduzido

Tirando diferenças no tamanho de tela e no armazenamento, o Samsung Galaxy Pop é um smartphone que vem para preencher o espaço do Galaxy S3. As unidades de processamento, as câmeras e outras tecnologias são idênticas. O Pop ainda leva a vantagem de já trazer suporte para as redes 4G.

Diferentes mercados

Nem todos os modelos mostrados em nossa tabela são aparelhos voltados ao consumidor brasileiro. Essa é uma tática que a Samsung usa para atender a requisições específicas de cada região do planeta. No Brasil, por exemplo, os aparelhos de dois chips fazem muito sucesso, por isso é comum ver a fabricante lançando versões dos celulares mais famosos com esta função.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Dos aparelhos citados em nossa tabela, é bem possível que o Samsung Galaxy S II Plus e o Samsung Galaxy Trend II Duos não sejam lançados no Brasil. O primeiro é um modelo idêntico ao antigo S2, mas com tecnologia NFC. O outro é um smartphone exclusivo para o mercado chinês.

Novos astros para a Galáxia

Em apenas cinco meses, a Samsung lançou 12 modelos (sem contar as variantes) de aparelhos da linha Galaxy. Até o Natal, a empresa deve lançar mais uma enxurrada de aparelhos e anunciar outras grandes novidades. Por ora, já sabemos que o Galaxy S4 Mini, o Galaxy Mega (com tela de 5,8”) e dois Galaxy Tab serão lançados em algum momento no futuro.

Você pretende comprar um smartphone da Samsung? Quais recursos você busca e não encontrou nos modelos disponíveis atualmente?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.