Falha em smartphones Galaxy permite driblar ferramentas de bloqueio

1 min de leitura
Imagem de: Falha em smartphones Galaxy permite driblar ferramentas de bloqueio

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Se você possui um smartphone da linha Galaxy da Samsung, é melhor mantê-lo sempre por perto. Um novo bug do aparelho foi descoberto, mostrando que é possível driblar todas as ferramentas de segurança e chegar à tela inicial do sistema sem grandes dificuldades — o que significa que qualquer informação presente no dispositivo pode ser facilmente obtida caso você o perca, por exemplo.

O curioso é que a falha consegue quebrar todo e qualquer tipo de serviço de trava usada para impedir o acesso não autorizado. Assim, seja no bloqueio por padrão ou por meio de algum código, a pessoa consegue acessar as demais funções em apenas alguns segundos.

A falha foi identificada inicialmente em um Galaxy Note II, mas logo foi percebido que o Galaxy S3 com a versão 4.1.2 do Android também apresentou o mesmo problema, indicando que se trata de alguma brecha de segurança no software da própria Samsung que permite a invasão. No entanto, até o momento, a companhia sul-coreana não comentou o assunto e não há nenhuma previsão de lançamento para um patch de correção.

Como descobrir?

Diante disso, é natural que você, como proprietário de um Galaxy, sinta-se inseguro ao deixar seu smartphone nas mãos de alguém. Sem saber se seu aparelho está vulnerável ou não, qualquer pessoa que esteja com ele em mãos pode se tornar uma ameaça — principalmente se você tiver alguma imagem ou vídeo comprometedor escondido ali.

É por isso que o site ZDNet trouxe um pequeno passo a passo para que você possa testar a segurança de seu dispositivo. A ideia é que, com isso, você tenha certeza de que seu Samsung está ou não seguro — mesmo com a falha sendo incrivelmente fácil de ser explorada.

Segundo a página, basta acessar a função Chamada de Emergência na tela bloqueada e, dentro dela, entrar nos contatos do aparelho. Então, basta pressionar o botão Home e, logo em seguida, o Power duas vezes para ter acesso à tela principal do sistema.

No entanto, mesmo com a aparente simplicidade, realizamos o teste em dois Galaxy S3, ambos atualizados para a versão 4.1.2 do Android, e em nenhum dos casos foi possível superar o bloqueio apresentado. De acordo com o ZDNet, isso pode ter acontecido por conta do tempo necessário para apertar os botões Home e Power.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.