Foram vários smartphones lançados até chegarmos ao Galaxy S7, o mais novo smartphone da Samsung para a principal linha de aparelhos da sul-coreana. Apresentado oficialmente durante a MWC 2016 neste domingo (21), esse dispositivo trouxe recursos interessantes e que haviam sido deixados de lado no modelo antecessor.

Esse é o caso do suporte ao cartão micro SD e certificação IP68, o que garante resistência contra água e poeira. Esses aspectos não estavam presentes no Galaxy S6, mas voltaram a aparecer no Galaxy S7 para a alegria dos consumidores. No infográfico acima, você pode conferir a evolução das especificações técnicas da linha “Galaxy S” ao longo dos anos; abaixo, um resumo dos principais destaques do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge.

Visual premium mantido

"Não se mexe em time que está ganhando". Esse foi o lema da Samsung com relação ao Galaxy S7 e ao Galaxy S7 edge, que mantiveram o visual premium inaugurado por seus antecessores e que foi aprimorado no Galaxy Note 5. O novo smartphone da Samsung ainda apresenta aquele aspecto sofisticado, o que o diferencia bastante de outros modelos da mesma marca e o destaca diante dos concorrentes.

Agora, os dois modelos possuem tamanhos diferentes, sendo que o Galaxy S7 edge é um pouco maior que o seu irmão. Porém, o tamanho avantajado dos smartphnes, de acordo com a própria Samsung, não deve incomodar. Isso acontece porque os aparelhos foram especialmente desenvolvidos para não parecerem pesados e desajeitados, oferecendo uma pegada firme e confortável.

Cartão micro SD

No lançamento do Galaxy S6 e do Galaxy S6 edge – assim como do Galaxy S6 edge+ e do Galaxy Note 5 –, a Samsung recebeu muitas reclamações por conta da ausência de suporte à memória expansível com cartão micro SD. Com os seus novos smartphones, fabricante mostra que dá ouvido aos consumidores e trouxe de volta essa funcionalidade tão pedida por seus fãs.

O Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge terão suporte a cartão micro SD de até de 200 GB, o que é uma boa adição aos 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno. O slot para o acessório fica localizado no topo do aparelho, oferecendo fácil acesso para quem quer recorrer ao uso de memória expansível.

Certificação IP68 e novo sistema de refrigeração

O Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge também trazem de volta um aspecto que havia sido deixado de lado nos antecessores e estava presente no Galaxy S5. Os dois novos smartphones oferecem a certificação IP68, o que confere resistência à água – submersão por até 30 minutos em 1 metro de profundidade – e poeira. A concepção desses aparelhos teve que ser modificada para dar conta do retorno dessa característica.

Agora, a proteção é conferida de dentro para fora, já que não há proteção para as saídas e contatos dos smartphones. A remodelagem também aconteceu por dentro, visto que o Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge contam com um avançado sistema para resfriamento que consiste em um líquido que evapora e se condensa conforme a temperatura do aparelho.

Bateria poderosa

Além da ausência do suporte ao cartão micro SD, outra reclamação constante dos consumidores com relação aos antecessores do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge era a bateria. Agora, a Samsung parece novamente ter ouvido as queixas e equipou os novos smartphones com baterias mais poderosas e de maior capacidade.

O Galaxy S7 traz uma bateria de 3.000 mAh, bem mais que os 2.550 mAh presente no Galaxy S6. Já o Galaxy S7 edge vem equipado com ainda mais carga, um total de 3.600 mAh, valor consideravelmente maior que os 2.600 mAh do antecessor. A Samsung ainda destacou caracaterísticas interessantes, como o carregamento rápido e os acessórios que permitem o recarregamento sem fio. Porém, as baterias ainda não são remomíveis, algo que não deve agradar a todos os consumidores.

Novas funcionalidades para o edge

A Samsung também anunciou que está trazendo novas funcionalidades para a tela curva do Galaxy S7 edge. As novidades são para facilitar o uso do smartphone com apenas uma mão, permitindo adicionar mais atalhos para o menu que aparece ao deslizarmos o dedo de dentro para fora da tela. A empresa garante que vai conversar com os desenvolvedores e disponibilizar recursos para permitir que sejam desenvolvidas cada vez mais funções para essa tela curva.

A "família" do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge

Diferente do que aconteceu com o LG G5, a Samsung não apresentou uma "família" completa para os seus novos smartphones. Porém, a empresa revelou o Gear 360, uma câmera que permite a rápida filmagem de materiais em 360 graus e com resolução de até 3840x1920 pixels — sendo isso possível graças à presença de duas lentes fisheye.

Os resultados são salvos na memória interna de 128 GB do aparelho e podem ser reproduzidos em 2D ou 3D, de acordo com a vontade de cada consumidor — sendo possível também fazer a gravação com apenas um dos lados da câmera. A Gear 360 é bem compacta e possui apenas 153 gramas. Mesmo assim, ela conta com uma estrutura resistente a respingos e poeira, permitindo que a câmera seja usada em filmagens de aventura sem qualquer problema.

Samsung Pay

No começo deste ano, a Samsung anunciou que o sistema de pagamentos Samsung Pay seria trazido para o Brasil. Agora, durante a MWC 2016, a companhia coreana voltou a falar sobre o assunto e revelou quais são os bancos que terão convênio com o novo sistema. São oito instituições bancárias que vão receber a novidade e isso envolve alguns dos maiores do país — mas ainda está longe de ser disponível para a maioria da população.

A lista brasileira é composta por: Banco do Brasil, Bradesco, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Itaú Unibanco, Nu Bank, Porto Seguro e Santander. Clientes desses bancos que sejam proprietários de aparelhos Samsung com suporte ao Pay poderão fazer compras e pagamentos com muito mais facilidade. Apesar de já sabermos que isso vai acontecer ainda em 2016, não há detalhes sobre a data exata em que o sistema entrará em vigor no país.

Gear VR para os compradores

Os óculos de realidade virtual Gear VR foi lançado há algum tempo, mas mesmo com os preços baixos (US$ 99) ainda não conseguiu emplacar no mercado internacional. Um dos grandes problemas do aparelho é a limitação, que faz com que somente aparelhos da própriaSamsung possam ser usados em conjunto. Agora, a fabricante decidiu criar uma promoção para tentar melhorar os números do aparelho.

Nos Estados Unidos e em Porto Rico, todos os consumidores que adquirirem o Galaxy S7 ou o Galaxy S7 Edge na pré-venda vão levar para casa um Gear VR de graça. Isso mesmo, vão ganhar o aparelho de realidade virtual e ainda terão acesso a um bundle com seis jogos — somando US$ 150 em aplicativos. A pré-venda dos novos smartphones nos Estados Unidos terá início no dia 23 de fevereiro (terça-feira). Ainda não há previsão para a chegada do aparelho a outros países.

O que você achou do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge apresentados pela Samsung durante a MWC 2016? Comente no Fórum do TecMundo!