Como aprender inglês com a ajuda do computador

5 min de leitura
Imagem de: Como aprender inglês com a ajuda do computador

De alguns anos para cá, o inglês se tornou o idioma obrigatório para quem quer se comunicar com o mundo todo ou está à procura de um bom emprego. A própria internet é um exemplo de como o idioma é importante, aparecendo cada vez mais no cotidiano virtual e social das pessoas.

Se você não pode cursar uma escola de idiomas, nem tem grana sobrando para passar um ano fora do país, ainda existe uma solução. Há diversas ferramentas capazes de ajudar você a alcançar o conhecimento necessário para entender o que está rolando no idioma mais usado na web.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Listamos algumas das ferramentas capazes de ajudar na tarefa de aprender o inglês sem sair da frente do computador. Portanto, ligue a tecla SAP do cérebro e mãos à obra!

Interatividade

LiveMocha

Entre as ferramentas online mais conhecidas para aprender idiomas, o LiveMocha é certamente um dos maiores destaques. Ele promete ao aluno interatividade, com linguagem mais próxima do cotidiano dos falantes nativos da língua.

LiveMocha (Fonte da imagem: Reprodução)

Uma vez realizado o cadastro, o serviço promove a interação entre usuários, para que você entre com tudo na conversação com outros falantes de inglês. O LiveMocha ainda traz a opção de tirar dúvidas com um professor através do chat.

LingQ

Seguindo a mesma linha do LiveMocha, o LingQ também usa a interação para realizar a imersão do usuário na língua do Tio Sam. Você tem à disposição vários livros com vocabulários, expressões e ainda pode baixar arquivos de áudio para exercitar a pronúncia de cada palavra.

Outra vantagem do LingQ é que você pode escrever textos e enviá-los para um dos tutores fluentes no idioma, para que ele corrija os erros e ajude você a melhorar. Acompanhe ainda sua curva de aprendizagem semanal, com pontos que refletem o conhecimento que você tem no idioma.

Busuu

Além do inglês, o Busuu permite a você aprender espanhol, francês, alemão e italiano em um só lugar. No catálogo de opções, existe a organização das lições por conteúdo e nível, acesso a exercícios de gramática, escrita, vocabulário, etc.

O serviço apresenta as suas condecorações, diretamente proporcionais ao que você aprendeu. Você pode adicionar diversos amigos, conversando com cada um deles online através do chat do próprio site, além de corrigir os exercícios de outros usuários que estejam aprendendo português.

Mango

O mais simples da lista, o Mango permite aprender por meio de lições gradativas, cada qual com dezenas de slides explicativos e fáceis de entender. Cada um dos slides mostra frases escritas e pronúncias de falantes nativos, funcionando como uma ficha de anotações para o estudante.

Mango (Fonte da imagem: Reprodução)

Apesar de os programas acima serem gratuitos, algumas funções podem aparecer bloqueadas para os usuários que não pagam. Portanto, fique de olho para conferir se o que você precisa em cada um dos serviços estará sempre disponível, para continuar com o curso sem maiores problemas.

Professores online

italki

Um pouco diferente dos demais, a comunidade do italki foi criada para estudantes e professores trocarem informações, relacionando os usuários com os mesmos interesses que você. O foco principal, no entanto, é intermediar o serviço com os professores online.

italki (Fonte da imagem: Reprodução)

Pronúncia

Se você já é bom na escrita, mas precisa melhorar o vocabulário na hora de escutar e falar, é possível se aperfeiçoar online. Um serviço específico para “listening” é o OddCast TTS, que permite adicionar frases de até 150 caracteres, que serão reproduzidas por avatares com sotaques diferentes.

OddCast TTS (Fonte da imagem: Reprodução)

Para crianças

Se você quer que seus filhos, sobrinhos e outras crianças já entrem de cabeça no idioma logo cedo, o Kindersay: Preschool Learning pode ser uma opção muito interessante. O programa online permite introduzir os pequenos a mais de 500 palavras diferentes, divididas em 15 categorias.

KindersayKindersay (Fonte da imagem: Reprodução)

Cada palavra abre uma janela com gravuras, que permite à criança fixar a palavra ao que ela significa. Além disso, o programa traz a pronúncia de diversas palavras, que incluem partes do corpo, alfabeto, meios de transporte, comidas e muito mais.

Tradutores

Além de programas específicos para aprender inglês, existem muitas ferramentas extras que ajudam a sanar dúvida, como os tradutores online. Além de serviços como o próprio Google Translate, existem outros que podem clarear a sua vida na hora de aprender novos vocabulários.

Nice TranslatorNice Translator (Fonte da imagem: Reprodução)

O Nice Translator, por exemplo, permite a visualização de traduções não apenas em português e inglês, mas em diversos outros idiomas. A grande sacada, no entanto, é que tudo aparece em uma só tela, trazendo facilidade na hora de comparar construções em vários idiomas.

Outra ferramenta de tradução que ajuda bastante é o Linguee, que busca as palavras como elas aparecem em traduções da websfera. Ele mostra para o usuário as palavras já contextualizadas, apresentando a frequência de uso e exemplos em diversas construções existentes na internet.

Linguee (Fonte da imagem: Reprodução)

Outro serviço que pode ajudar bastante na tarefa é o FoxLingo que, além de traduzir páginas completas, ainda apresenta dicionário e revisor de texto em um só lugar. Merecem destaque ainda programas como o Markerr , tradukka, WorldLingo e TranslateMe.

Dicionários

Quem quer aprender idiomas não pode ficar sem um bom dicionário. Portanto, opções completíssimas como o Lingoes ajudam muito o usuário, que pode pesquisar os significados das palavras sem precisar de grandes “bíblias” de papel.

Lingoes (Fonte da imagem: Reprodução)

O Stardict, por exemplo, permite que você tenha acesso a um dicionário multilíngue através de uma interface simples de usar, em português. Você pode imprimir resultados sem salvar ou copiar pesquisas e deixar tudo guardado para novas consultas. O Stardict ainda traduz sentenças com a ajuda da API Google.

Para buscar termos com a ajuda do Firefox, você pode usar o prestigiado Merriam-Webster, que cria uma caixa de busca no seu navegador. Além dele, o Longman também pode ser encontrado na web, com definições em inglês (para usuários com maior conhecimento da língua) e pronúncias.

LongmanLongman (Fonte da imagem: Reprodução)

Outros serviços com o Aulete Online, Dictionarist, QuikDic, Quick English Verb Guide, HowjSay e Mid também merecem ser citados, já que ajudam o estudante a encontrar significados e adicionam dicionários completos ao seu computador.

Jogos

Você também pode aprender conceitos básicos de inglês com a ajuda de jogos. Em Tell The Time, você aprende as horas em inglês enquanto se diverte com pequenos desafios, recompensados por pontos.

Outro game divertido é o Teach2000, um game de tradução no formato de perguntas e respostas, formuladas por você mesmo. Você pode escolher vários modelos de partida que variam entre múltiplas escolhas, puzzle e até Space Invaders.

Tell The Time (Fonte da imagem: Reprodução)

Empenho e rotina

Apesar de existirem diversas ferramentas para ajudar você a entender e aprender inglês, nenhuma delas funcionará sem empenho por parte do aluno, já que é necessário gravar palavras, compreender construções gramaticais e muito mais.

Portanto, coloque o aprendizado do idioma como parte da sua rotina, dedicando-se a ele por algum tempo todos os dias. Isso permite que você não se esqueça de lições anteriores, fixando o conteúdo mesmo que nem perceba tudo o que está aprendendo.

Além disso, use outras ferramentas para adquirir mais vocabulário, como filmes (sem legenda ou com legendas em inglês), músicas e conversa com estrangeiros em quem você possa esbarrar pelo caminho. Não se esqueça também de sempre procurar significados desconhecidos no dicionário, aumentando mais a quantidade de palavras armazenadas na sua “cachola".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.