Samsung revela Galaxy Tab S em dois tamanhos e com capa que vira teclado

3 min de leitura
Imagem de: Samsung revela Galaxy Tab S em dois tamanhos e com capa que vira teclado
Imagem: Samsung

Depois de muitos rumores e incessáveis vazamentos, a Samsung apresentou ao mundo a sua nova linha de tablets, os Galaxy Tab S 10.5 e 8.4. Apesar de a empresa não classificá-los como tal, ficou bem evidente que o desejo é transformar esses dois produtos em uma série premium, para concorrer com aparelhos como as versões Surface e do próprio iPad.

Estranhamente, a Samsung escolheu o pior dia dos últimos anos para fazer o anúncio de seus tablets. O evento “Galaxy Premier” aconteceu ontem à noite em Nova York quando o mundo inteiro não se interessava por nada além do primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014. Mesmo assim, eles explicaram uma série de funcionalidades e particularidades dos novos tablets, especialmente sobre a tela e a espessura dos aparelhos, que são realmente finos. Ambos os modelos tem apenas 6,6 mm de espessura. A título de comparação, o Nexus 7 (2013) tem 8,65 mm e o Tab 3 da própria Samsung 9,9 mm.

As diferenças entre os Tab S de 8,4’’ e o de 10,5’’ são poucas. Por dentro, eles carregam praticamente o mesmo hardware, apesar de a tela do modelo menor ser muito melhor que a do modelo maior. A resolução nos dois é a mesma e, com isso, a densidade de pixels no Tab S 8.4 fica consideravelmente maior. As telas Super AMOLED dos aparelhos estão sendo consideradas pela Samsung como as melhores do mercado, especialmente por conseguirem reproduzir cerca de 90% das cores do padrão Adobe RGB.

Continuando com as diferenças de hardware entre os dois modelos, naturalmente a bateria do aparelho maior tem mais capacidade e, em alguns mercados, o processador Snapdragon será substituído por um modelo Samsung Exynos de oito núcleos ainda não informado.

Confira as especificações liberadas pela Samsung

As versões dos tablets com LTE ainda não têm preços especificados, mas serão lançadas em breve por algumas operadoras norte-americanas. Enquanto os tablets que possuem apenas conexão WiFi terão as vendas iniciadas hoje em varejistas dos EUA, os modelos com 4G (LTE) ficaram para “algum momento em julho”.

Software

No que diz respeito a software, o Android da Samsung nos novos Galaxy Tab S “voltou ao normal”. Aquela interface que imitava o Windows 8 na família Galaxy Tab PRO não acompanhará a nova linha da coreana. Fora isso, poucos recursos de software foram listados pela empresa — além da sincronização do SMS e outros recursos com o GS5 —, o que pode ser um tanto frustrante. Por conta disso, espera-se um Android com TouchWiz tradicional, sem muitas novidades.

Ainda assim, os tablets contarão com o “Galaxy Gifts” da Samsung, um programa promocional que oferece apps de graça de tempos em tempos. Fora isso, para aproveitar a tela cheia de cores e pixels, a Samsung montou uma parceira com provedores de conteúdo como o Netflix e Marvel, que devem oferecer vídeos em Full HD e quadrinhos em alta resolução com exclusividade para a linha Tab S.

Todos os detalhes do Tab S 8.4

Acessórios

Como se trata de uma linha premium, os acessórios não poderiam faltar. Há a Book Cover para os dois modelos, aquela capinha que pode ser dobrada de várias formas para proteger e manter os tablets em até três posições diferentes. Fora isso, abrir e fechar essa capa fará o tablet sair e entrar no modo de espera. Há várias opções de cor: branca, bronze, vermelha, azul, preto e marfim.

O que realmente interessa nesse campo, entretanto, é a capa-teclado, que traz um teclado com teclas clicáveis em tamanho praticamente tradicional. O aparelho se conecta ao tablet via Bluetooth e tem uma série de botões de atalho para funções interessantes dos tablets, como a ativação do modo multitarefa ou a captura de tela instantânea. Para esse acessório, há apenas duas cores, bronze e branco.

Há ainda um terceiro acessório, uma capa mais fina e compacta que serve apenas para proteger o tablet e não oferece muitas posições como a Book Cover. As cores, entretanto, são as mesmas. Os preços de ainda não foram anunciados.

E aí, o que você achou dos novos tablets da Samsung? Será que agora a coreana vai conquistar o setor desse mercado que exige um pouco mais?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.