Evolução: compare as câmeras do Galaxy S de 2010 e o Galaxy S5

2 min de leitura
Imagem de: Evolução: compare as câmeras do Galaxy S de 2010 e o Galaxy S5
Imagem: Blog da Fer

A cerca de cinco anos atrás, a Samsung lançava nos Estados Unidos o Galaxy S, smartphone responsável por inaugurar uma das famílias de dispositivos mais famosa da história. O aparelho possuía specs modestos para os padrões atuais – processador de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, tela de 4 polegadas com resolução de 480x800 pixels e Android 2.1 Eclair. Contudo, obviamente, ele fez muito sucesso em sua época e até hoje recebe os sucessores que conhecemos bem – como o Galaxy S5, lançado no ano passado.

De lá para cá, muita coisa mudou. E foi pensando nisso que o site PhoneArena resolveu fazer uma comparação nada convencional: colocar lado a lado as câmeras do Galaxy S original e do high-end Galaxy S5 para conferir o quanto a linha evoluiu no quesito fotografia. Vale observar, contudo, que o jornal norte-americano resolveu organizar uma “disputa justa”: ele fez downscale das fotografias em 16 MP do S5 para os 5 MP do S original, além de cortar manualmente as imagens para que seja possível observar exatamente a mesma cena.

Desta forma, a comparação é mais a título de ruído, nitidez e cores das fotos registradas com cada um dos smartphones. No final da matéria, temos ainda um vídeo comparando a capacidade de gravação entre as duas gerações diferentes do smartphone mais famoso da Samsung – veja com seus próprios olhos e reflita sobre como nossos celulares evoluíram ao longo dos últimos cinco anos.

Fotos em ambientes externos

A primeira parte da comparação coloca os dois celulares para lutarem em ambientes externos, nos quais temos uma melhor condição de iluminação (vale lembrar que o Galaxy S original não possuía flash, ou seja: nada de imagens no escuro!). Logo na primeira imagem podemos ver que o smartphone lançado em 2010 criava imagens com bastante ruído e distorção até mesmo durante a luz do dia.

Fotos em ambientes internos

Novamente, luz é essencial para a fotografia, e nem sempre temos boas condições de luminosidade enquanto estamos registrando imagens em ambientes fechados. Desta vez, podemos confirmar que o Galaxy S5 garante fotos com cores mais vívidas do que seu antecessor de várias gerações atrás. Além disso, o flash LED é de muita utilidade na hora de tirar fotos no escuro.

Gravação de vídeo

Enquanto o poderoso Galaxy S5 pode gravar vídeos em Ultra HD (4K) a 30 frames por segundo, o Galaxy S trabalha somente com a resolução HD (720p). Como esperado, além da maior definição, os clipes filmados com o S5 possuem cores mais vívidas e mais brilho mesmo em condições de iluminação pobre.

.....

É óbvio que tal comparação não tem muito fundamento caso fosse levado a sério, e deve ser entendida mais como uma homenagem à série Galaxy S do que como uma batalha real entre dois smartphones diferentes. O jeito é esperar para ver quais novidades a Samsung trará no Galaxy S6, que deve ser anunciado no dia 2 de março durante a Mobile World Congress 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.