Galaxy S3: como ativar a transferência de arquivos pelo S Beam

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S3: como ativar a transferência de arquivos pelo S Beam

Umas das funcionalidades mais interessantes do Galaxy S3 é a sua capacidade de transferir arquivos, contatos e links através do NFC (Near Field Communication). Com essa ferramenta, você pode passar números de telefone e outras informações de um amigo para qualquer outro dispositivo compatível através de uma simples aproximação de aparelhos.

Além disso, existe ainda uma infinidade de aplicações para a tecnologia, inclusive a de parear dispositivos para usar outra forma de transmissão de dados. No novo smartphone da Samsung, você pode combinar o NFC com o Wi-Fi Direct (uma forma de conexão Wi-Fi entre dispositivos sem a necessidade de um roteador).

Pensando em usar o melhor das duas tecnologias, a Samsung criou o S Beam para o Galaxy S3. Com ele, é possível usar o NFC para estabelecer uma conexão rápida entre dois smartphones e depois utilizar o Wi-Fi Direct para transmitir as informações. Dessa forma, você conecta os dispositivos rapidamente e transfere arquivos grandes com mais velocidade.

Se você gostou da ideia e quer usar a funcionalidade no seu Galaxy S3, siga as nossas dicas e saiba como usar a ferramenta.

Passo 1

No menu “Ajustes” do seu aparelho, selecione a opção “Mais configurações”. Agora, marque a alternativa NFC e, em seguida, ative o Wi-Fi Direct.

Passo 2

Feito isso, na mesma tela, procure e toque na alternativa “S Beam”. Dessa forma, o Galaxy vai explicar como funciona a ferramenta em um breve texto, e você deve ligar a funcionalidade tocando no canto superior direito da tela.

Passo 3

Com tudo preparado, navegue pelos seus arquivos e selecione algum item a ser enviado para o seu amigo. Agora, encoste a traseira de um telefone contra a do outro e aguarde pelo sinal para iniciar a transferência. Confirme a operação e espere o processo iniciar.

Essa última parte foi realizada através da conexão NFC dos dois aparelhos. No entanto, a transferência real de arquivos será feita pelo seu Wi-Fi. Dessa forma, quando o outro smartphone começar a receber os dados, já é possível afastar os dispositivos e aguardar a finalização da tarefa.

Nota: O S Beam, por enquanto, só está disponível no Galaxy S3. Entretanto, você pode usar o Android Beam do seu aparelho para aproveitar as funcionalidades do NFC com outros modelos. Essa ferramenta está disponível na mesma tela em você encontrou o S Beam e, para utilizá-la, não é necessário ativar o Wi-Fi Direct.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.