Galaxy S3: como aumentar a vida da bateria

3 min de leitura
Imagem de: Galaxy S3: como aumentar a vida da bateria

Ter um smartphone com um ótimo desempenho e ainda conseguir prolongar ao máximo o tempo de duração da bateria é um feito e tanto. Para isso, você precisa ficar sempre atento para economizar onde for possível. Isso se mostra necessário em dispositivos como o Galaxy S3, que gastam muita energia devido à qualidade da tela e alta performance do processador.

Se você adquiriu o novo smartphone da fabricante coreana e quer manter a bateria tinindo por um bom tempo, fique ligado nas dicas simples que vamos mostrar. Tudo o que vamos fazer é utilizar as ferramentas do próprio Galaxy para manter o aparelho longe das tomadas. Dessa forma, você não vai precisar instalar qualquer app novo ou fazer processos complicados no seu novo gadget.

Passo 1: mantenha o Controle de energia ativado

O Galaxy S3 já conta com um pacote de configurações que pretende evitar o desperdício de energia. Essa opção é recomendada para o uso diário do aparelho, ou seja, quando o smartphone não está executando tarefas ou aplicativos muito avançados. Dessa forma, quando você não estiver jogando ou usando alguma ferramenta que consuma muitos recursos do dispositivo, ative o Controle de energia.

Para isso, acesse o menu de “Ajustes” do smartphone e procure a alternativa “Controle de energia”. Toque na “chave” ao lado do menu para ativá-lo ou acesse as demais opções de energia.

Passo 2: controle o brilho da tela

Uma das opções mais lógicas para economizar energia em qualquer smartphone é a utilização do controle de brilho da tela. Para manter o display do seu Galaxy com uma qualidade aceitável e ainda poupar a bateria, acesse o menu de configurações, procure pela opção “Visor” e, em seguida, “Brilho”.

Você pode deixar o telefone escolher qual é a configuração mais adequada para cada situação marcando a opção “Brilho automático”. Dessa forma, o dispositivo vai identificar a quantidade de luz no ambiente e autoajustar o brilho da tela. No entanto, também é possível fazer o ajuste manual arrastando o seu dedo pela barra de brilho.

Passo 3: usando a Suspensão inteligente

Uma das funcionalidades mais interessantes do novo integrante da família Galaxy é a Suspensão inteligente. Essa ferramenta é capaz de identificar se você está ou não olhando para o smartphone. Com isso, ele consegue manter a tela ligada mesmo que você pare de tocá-la ou desligar o brilho quando nenhum rosto é identificado. Ou seja, o telefone fica de olho em você.

Essa ferramenta deve ser utilizada combinada com o tempo de duração da luz de fundo. Para isso, ainda na tela de configurações do visor, toque em “Duração da luz de fundo” e selecione o menor tempo possível (15 segundo no nosso caso). Agora, logo abaixo do menu utilizado anteriormente, marque a opção “Suspensão inteligente” e confirme a operação.

Passo 4: desligue os dispositivos de conexão sem fio

Os adaptadores Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 3G (dados móveis) do seu Galaxy são alguns dos grandes vilões da bateria do telefone. Para não desperdiçar energia com essas funções quando você não estiver utilizando, desligue as quatro conexões.

Para isso, abra a sua área de notificações e certifique-se de que essas opções estejam desativadas. Ainda assim, quando você precisar utilizar alguma dessas conexões, é possível ligá-las novamente tão rápido como o processo inverso.

Passo 5: escolha o modo de tela

Alterar o modo de tela pode não ser a mais importante das configurações para poupar a bateria. No entanto, se você quer realmente fazer de tudo para manter a carga do seu aparelho, siga o caminho Ajustes > Visor > Modo de tela, marque a opção “Filme”  e pronto.

Nota: lembramos que os procedimentos descritos neste artigo são voltados para o Samsung Galaxy S3. No entanto, estas ferramentas de economia de energia podem estar disponíveis em vários outros smartphones equipados com Android, principalmente os da mesma fabricante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.