Análise: localizador inteligente XY Find It para Android e iOS

3 min de leitura
Imagem de: Análise: localizador inteligente XY Find It para Android e iOS

Um novo acessório inteligente já está sendo vendido no mercado brasileiro. Trata-se do localizador XY Find It, que promete fazer com que os consumidores nunca mais percam chaves, carteiras e outros objetos que são de extrema importância — mas que insistem em se esconder nas horas menos oportunas.

O dispositivo se conecta a smartphones por meio de Bluetooth e permite que a localização de pequenos beacons seja rastreada, prometendo que qualquer objeto seja encontrado rapidamente. À venda por R$ 129, ele já está disponível no mercado brasileiro por meio da importadora Monkey Biz. Mas será que vale a pena investir no equipamento? É o que vamos conferir.

Design

Com um design hexagonal e discreto, o beacon do XY Find It possui um pequeno espaço para presilhas e pode ser facilmente utilizado como um adereço em molhos de chaves, por exemplo. Há como carregar o aparelho também preso em bolsas, mochilas ou até mesmo coleiras de animais — como sugere a própria fabricante.

 

Por outro lado, por ele ser um pouco espesso, deixá-lo dentro de carteiras e outros itens similares pode resultar em desconforto para os consumidores. Por esse motivo, a melhor solução mesmo é fazer com que o localizador seja sempre preso a objetos que não façam com que ele se torne um incômodo.

Vale mencionar também que o design de construção do XY Find It é bem sólido e resistente, mas acaba apresentando um único problema. Para abrir o aparelho e fazer a troca da bateria, é preciso forçar a lateral dele com uma chave de fenda. Em poucas utilizações, isso já pode resultar em pequenos danos estruturais ao dispositivo.

Sincronização

A grande promessa do XY Find It é ajudar os consumidores a encontrar qualquer item com mais facilidade. Para isso, o aparelho deve ser conectado a um smartphone por meio de Bluetooth e então configurado. Mas é preciso ter em mente que a sincronização pode não ser a tarefa mais simples do mundo — principalmente porque o aplicativo que faz companhia ao equipamento é bastante instável.

Durante nossos testes, foi preciso reinicializar o aparelho — retirando a bateria dele — diversas vezes até que a sincronização fosse efetuada com sucesso. Vale dizer também que há vários momentos em que os localizadores são encontrados por um smartphone, mas não por outro.

Em resumo: é preciso ter um pouco de paciência (ou sorte) para fazer com que o XY Find It seja completamente sincronizado aos smartphones em que serão registrados. Felizmente, depois de localizado o XY Find It, todo o processo se torna bem rápido e intuitivo. O próprio aplicativo dá as instruções de como nomear os localizadores — podem ser sincronizados vários no mesmo smartphone — e permite que sejam adicionadas fotos para diferenciá-los.

Funcionamento

Depois de tudo sincronizado e ajustado — com os localizadores devidamente instalados nos objetos que queremos rastrear —, é importante testar também como é o funcionamento deles. A função mais básica de todas é a de localização de itens perdidos, e a utilização dela é tão simples quanto parece ser. Basta pressionar um botão no aplicativo e aguardar pelos apitos que ele pode emitir.

No aplicativo para portáteis também existe um sensor que informa a distância entre localizador e aparelho. Apesar de não ser muito preciso na demonstração nesse quesito — principalmente pelo fato de que obstáculos fazem com que a distância mostrada seja muito maior do que realmente é —, ele pode ser um ótimo auxiliar na hora de encontrar um item perdido.

Como já dissemos, a conexão entre smartphone e XY Find It acontece por Bluetooth, mas felizmente não é necessário manter a conexão ativa durante o tempo todo em seu celular — o que é ótimo para a sua bateria. Você pode fazer com que ele seja ativado apenas no momento da própria localização.

Manter a conexão ativa só é necessário se você quiser que o acessório emita alertas quando houver um distanciamento entre os aparelhos — para nunca mais sair de casa sem as chaves ou então para perceber que o cachorro está saindo de perto, por exemplo. Tudo depende da utilização que cada consumidor deseja atribuir aos dispositivos, é claro.

Vale a pena?

Como dissemos no início desta análise, o XY Find It chega ao mercado brasileiro pelo preço de R$ 129. A ideia do produto é excelente e certamente pode ser muito mais bem explorada no futuro — com correções simples e funcionalidades mais bem trabalhadas, além de um design que permita a identificação de carteiras e objetos similares.

Para agora, infelizmente esse valor pode ser considerado acima do que o dispositivo realmente oferece aos consumidores. Por causa da sincronização confusa, da pouca precisão nas localizações e até mesmo pela impossibilidade de interromper alertas, ele não convence.

.....

O beacon localizador XY Find It foi cedido para testes pela MonkeyBiz.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.