Stratos Card promete ser o cartão de crédito universal da vez [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Stratos Card promete ser o cartão de crédito universal da vez [vídeo]

Já comentamos antes aqui sobre projetos de cartões universais, como o Coin ou o Plastc, que querem substituir todos os outros que carregamos por aí: cartão de crédito, de débito, fidelidade, vale presente etc.

A mais nova empresa a tentar levar uma fatia desse mercado é a Stratos, que acaba de disponibilizar no mercado o seu Stratos Card. Com os primeiros envios previstos para abril, o cartão custa 95 dólares por ano (com opção de assinatura por dois anos a 145 dólares).

Diferente das outras opções de smart cards que citamos acima, que possuem pagamentos únicos, o objetivo da companhia Stratos com seu plano de assinatura é substituir os cartões anualmente por versões com ainda mais segurança e opções aos seus usuários, além de oferecer substituição sem custo adicional no caso de perda ou extravio.

Começando por cima

A empresa começou em 2012 na cidade americana de Ann Harbor, no Michigan, e hoje já conta com 50 funcionários. No lugar de pedir financiamento em sites como o Kickstarter, por exemplo, os fundadores da Stratos decidiram conseguir investimentos privados e levantaram mais de 7 milhões de dólares dessa forma.

Sem a pressão de ter uma multidão de apoiadores cobrando por resultados e versões de teste, a companhia pôde se focar em desenvolver e aperfeiçoar sua marca e sua estratégia de marketing, bem como a tecnologia não só dentro como fora do cartão.

Ele possui uma bateria interna de íon-lítio com dois anos de duração, além de ser à prova d’água e possuir as certificações ISO 7810 e 7816, que garantem a resistência à dobra, estática e abrasão equivalentes aos cartões tradicionais que possuímos hoje.

3 em 1

Junto do Stratos Card, o usuário recebe um leitor de tarja magnética que se conecta ao smartphone através da entrada de fones de ouvido. Após instalar o aplicativo próprio do sistema Stratos e fazer seu cadastro, o utilizador passa o seu cartão de crédito tradicional (ou qualquer outro com tarja) no leitor para adicioná-lo ao Stratos Card, que carrega as informações salvas via Bluetooth.

O cartão inteligente mantém ao mesmo tempo informações de até três cartões, que podem ser alternados pressionando-se um dos “botões” sensíveis ao toque em sua superfície. Ele conta também com tecnologia NFC, que permite a quem o usa alternar entre todos os cartões armazenados no app do telefone, simplesmente dando duas batidas com o cartão no aparelho.

Isso também funciona como um localizador: se a pessoa já utilizou determinado cartão em um lugar específico, como o exemplo da boate no vídeo acima, o aplicativo vai oferecer aquele mesmo cartão da próxima vez que o usuário estiver lá. E tudo isso direto da tela de bloqueio do telefone, sem precisar carregar o aplicativo todas as vezes.

Segurança inteligente

Os desenvolvedores garantem que nenhuma informação essencial de segurança é transmitida para os servidores da empresa. Os únicos dados coletados são os de contato, para verificar se o cartão adicionado realmente pertence a quem o está utilizando. Mesmo assim, é necessário utilizar uma senha numérica ou o reconhecimento de digitais para acessar o app.

Para garantir que ninguém vai conseguir roubar o cartão e fazer uso dele sem que o proprietário perceba até ser tarde demais, é possível programar o cartão para parar de funcionar completamente se passar determinado espaço de tempo fora do alcance Bluetooth do smartphone cadastrado.

A primeira versão do Stratos Card ainda não contará com o sistema de chip e senha numérica que temos hoje, mas isso já está nos planos da empresa para a primeira atualização do cartão, prevista para daqui a um ano.

Pronto para a briga?

O Stratos Card inicialmente funcionará apenas nos Estados Unidos, mas, como o sistema desenvolvido para ele é compatível com praticamente qualquer leitor de tarjas (e futuramente também de chips), seus criadores já planejam ampliar a disponibilidade para todo o mundo em breve.

Disponível em diversas cores, o cartão inteligente da Stratos pretende abocanhar o que puder do seu mercado antes que tecnologias como o Apple Pay, o Android Pay e o recém-anunciado Samsung Pay façam com que os cartões físicos sejam extintos definitivamente. Resta saber se ele estará à altura do desafio.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.