5 projetos caseiros para proteger e decorar os seus gadgets

4 min de leitura
Imagem de: 5 projetos caseiros para proteger e decorar os seus gadgets

(Fonte da imagem: Reprodução/Honeybee Vintage)

Esta é uma matéria especial para quem gosta de colocar a mão na massa – na cola, na costura e no glitter – para personalizar e decorar seus objetos pessoais. Em vez de gastar com produtos prontos nas vitrines dos shoppings, você pode fazer em casa estojos, cases e capas de proteção para seus eletrônicos com pouco dinheiro, bastando apenas a criatividade e certa dose de boa vontade.

Além de deixar seus aparelhos mais coloridos e divertidos, as dicas abaixo relacionadas ajudam a proteger os equipamentos contra riscos, danos e quebras. É possível fortalecer os cabos e fios dos dispositivos, deixando-os mais resistentes contra rompimento, ou fabricar estojos que permitem carregar celulares em pastas e bolsas sem medo de receber novos arranhões e batidas.

Confira abaixo cinco projetos caseiros para você aplicar no seu smartphone, tablet ou laptop.

1) Cabos e carregadores coloridos

É possível personalizar seus cabos e conectores com cores, estampas e glitter, de acordo com a sua imaginação e vontade. Adesivos coloridos podem ser utilizados para fazer texturas dos mais variados estilos, como você pode conferir nas fotos deste link.

Outra opção criativa para dar cores aos seus carregadores é colar glitter nas extremidades dos cabos. Com uma cola de decoração, fita adesiva e um esmalte de unha de cor neutra, você pode aplicar glitter nos conectores.

Com a fita adesiva, você protege as partes metálicas enquanto realiza a decoração. A cola serve para fixar o glitter nos cabos, enquanto o esmalte faz o acabamento e impede que o material desgrude ou solte partículas em suas mãos. Confira o vídeo abaixo com as instruções e o resultado dessa aplicação.

2) Protetor para telas sensíveis ao toque

O preço que se cobra no mercado por um pedaço de filme protetor para a tela de tablets e smartphones não é justificável considerando que você pode fazer o mesmo em casa por um valor muito menor.

Você só precisa aplicar vinil adesivo em seu aparelho, com o devido cuidado para não deixar bolhas e sujeira embaixo do filme. O material pode ser encontrado em lojas de tecido, e tenha preferência pelo vinil de menor espessura. Corte um pedaço do tamanho da tela e, com o auxílio de uma régua ou de um cartão de crédito, fixe bem o vinil no dispositivo.

O material não prejudica a sensibilidade da tela ao toque, e com cuidado e precisão, você pode recortar os excessos de vinil para obstruir os canais de microfone, conectores e botões físicos. Veja abaixo um rápido guia demonstrativo dessa técnica.

3) Capa e cases de proteção personalizados

Para quem pode e tem a habilidade para se aventurar na costura, é possível também produzir sua própria capa protetora para dispositivos portáteis, especialmente tablets e laptops. Claro que o ideal é que você tenha uma máquina de costura para auxiliar no serviço.

Com as ferramentas adequadas, você pode fazer capas com fechamento em velcro adesivo ou zíper. A possibilidade de combinar tecidos do seu gosto permite personalizar o produto com a sua cara, utilizando texturas e desenhos da sua preferência ou criando uma combinação de retalhos coloridos.

No vídeo abaixo, você pode conferir algumas dicas de como costurar sua capa de proteção, acompanhando os passos guiados pela instrutora. Vestir os aparelhos com esse tipo de material ajuda a proteger os equipamentos de riscos e arranhados durante o transporte, sem falar que dá uma nova cara ao seu gadget.

4) Cabos e fios mais resistentes

Uma boa maneira de brincar e ao mesmo tempo proteger os fios dos seus aparelhos é enrolar os cabos com linhas de bordar! Fazendo nós com esse material, você pode fortalecer os cabos contra rompimentos e deixar seus aparelhos ainda mais coloridos e atraentes.

A técnica é especialmente interessante para fios de fones de ouvido, em geral mais finos e de constante manuseamento. O fio de bordar ajuda a prevenir que esses cabos se enrolem demais, a principal causa da quebra do material e da falha no som nos fones.

Como há uma grande variedade de cores de linhas de bordar, você pode escolher uma ou mais tonalidades para decorar seus cabos. No vídeo abaixo, você pode ver como fazer os nós e deixar os fios bem presos e fixos nos seus aparelhos.

5) Estojo para smartphones

Os homens que carregam seu smartphone em mochilas ou pastas(sem) e mulheres que costumam levar o celular em bolsas(sem) sabem que o aparelho está sempre sujeito a ganhar alguns riscos e arranhões batendo em outros objetos.

Por isso, essas pessoas podem fabricar em casa seu próprio estojo para smartphone, com o tamanho adequado ao celular e com a possibilidade de incluir compartimentos para guardar cartões de crédito, por exemplo.

Os itens de decoração dos estojos são variados, de acordo com o gosto e com as preferências de cada usuário. É possível incluir botões, zíper, fechamento em velcro, e até mesmo colocar laços e gravatas no acabamento do produto. Claro que(vírgula) para isso, você vai precisar ter máquina e dotes de costura, conforme mostram as indicações do vídeo abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.