9 gadgets que vão proteger os seus pertences pessoais de roubos e perdas

9 min de leitura
Imagem de: 9 gadgets que vão proteger os seus pertences pessoais de roubos e perdas

Chaveiros, adesivos e aparelhos rastreadores para você não perder mais os seus pertences pessoais (Fonte da imagem: Divulgação/Chipolo)

Se você possui um smartphone — principalmente um dos mais modernos — é possível que tenha instalado nele algum serviço de segurança que garante que, se você for roubado, pode recuperar o seu gadget com sistemas de localização personalizados.

Alguns aparelhos móveis inclusive possuem modos de emergência com os quais o usuário pode ativar de maneira discreta a localização e envio de fotografias para um email — desta forma, situações de perigo podem ser remediadas em grande parte dos casos. Mas e se o caso for menos grave, com uma chave ou telefone perdido dentro de casa?

Encontre as suas chaves e qualquer outro objeto rapidamente usando as soluções dessa lista (Fonte da imagem: Divulgação/Tile)

Esse tipo de situação acontece com frequência, principalmente com pessoas mais distraídas. O que fazer se você perdeu as suas chaves? Não sabe onde deixou o seu notebook? Tiraram a sua bicicleta de lugar e não avisaram? Como ficar seguro para não perder de vista os seus filhos pequenos no meio de uma multidão? Conheça alguns gadgets que podem livrar você de preocupações nesses e em tantos outros casos.

Chaveiros que economizam horas de busca

Existe uma grande quantidade de gadgets de localização que se parecem com chaveiros e podem ser usados para economizar o tempo de busca dos seus aparelhos. Eles são ideais para serem pendurados nas chaves, na capa do notebook, em algum marcador para deixar dentro de livros, nas suas bolsas etc. Confira alguns modelos que ganharam destaque na mídia e nos sites de crowdfunding ultimamente.

Chipolo

O Chipolo vem em nove cores e pode ser usado como um chaveiro normal. (Fonte da imagem: Divulgação/Chipolo)

Uma das maiores surpresas do Kickstarter em 2013 foi o Chipolo, que pedia 15 mil dólares para financiar o início da fabricação dos pequenos chaveiros, mas acabou arrecadando mais de 290 mil dólares na sua campanha. Este dispositivo está disponível em nove cores, pode ser afixado em qualquer lugar por meio de uma argola normal de chave e tem baterias removíveis que duram até 6 meses de uso contínuo.

Ele funciona da seguinte maneira: você baixa um aplicativo no seu telefone (disponível para iOS e Android) e cadastra o chaveiro, colocando-o então no objeto que você não quer perder, como as chaves, a bolsa ou até mesmo na coleira do seu animal de estimação. O alcance dele é de até 60 metros, e ele funciona por meio de uma conexão Bluetooth.

Encontre os seus animais e pertences rapidamente com este rastreador (Fonte da imagem: Divulgação/Chipolo)

Quando você precisar localizar o objeto, simplesmente abra o aplicativo no seu telefone e escolha o localizador desejado (se você tiver vários), aperte o botão no meio da tela para que ele encontre o que você quer e então emita um sinal sonoro — o número na parte de cima indica a distância (em pés) entre o telefone e o Chipolo que você está tentando localizar.

Tile

O Tile é outro chaveiro que pode ser usado para encontrar os seus objetos perdidos e que seria apenas mais um, não fossem algumas vantagens interessantes. Por exemplo, este pequeno gadget não apenas consegue se comunicar com o seu telefone, mas também com outros Tiles, aumentando o alcance da busca em locais onde muitas pessoas usam esses objetos.

Coloque o Tile nas suas bolsas, chaves e outros objetos que você quer manter por perto. (Fonte da imagem: Divulgação/Tile)

Por exemplo, se você perdeu um objeto anexado a um Tile, pode abrir o app no seu telefone e indicá-lo como perdido. Se ele estiver ao seu alcance (pouco menos de 60 metros), um aviso sonoro é tocado. Caso contrário, quando alguém usando um Tile passar por ele, este segundo chaveiro então manda a informação de localização do objeto perdido para o seu telefone, em uma espécie de rede colaborativa.

O Tile está disponível apenas para o iOS e não possui bateria removível, sendo preciso comprar um novo aproximadamente uma vez por ano. O produto ainda está em pré-venda por menos de 20 dólares e será enviado antes da metade de 2014, segundo o desenvolvedor — depois disso, o preço provavelmente vai aumentar um pouco.

Wallet TrackR

O WalletTrackR é pequeno e pode ser levado dentro da carteira ou pendurado como chaveiro (Fonte da imagem: Divulgação/Wallet TrackR)

Apesar de também entrar na categoria de chaveiro, este produto não é exatamente igual ao Chipolo e ao Tile. Ele pode ser pendurado em qualquer lugar, mas foi feito com um design que permite guardá-lo em outros lugares também, principalmente a sua carteira. Ele foi desenvolvido com uma campanha de crowdfunding que obteve mais ou menos 10 vezes mais o valor pedido, sendo um sucesso quando o assunto é encontrar seus itens perdidos.

O seu grande diferencial é que ele pode não apenas ajudar a localizar os objetos que você perdeu a partir do seu smartphone, mas também funciona no sentido contrário: não sabe onde está o seu telefone e ele está no silencioso? Aperte um botão no Wallet TrackR e encontre-o rapidamente. As baterias são removíveis e duram até dois anos sem recarregar.

Kensington Proximo™Tag

Um pequeno chaveiro que vai fazer com que você não esqueça o celular em casa! (Fonte da imagem: Divulgação/Kensington)

Os três primeiros itens dessa lista são muito interessantes, mas eles focam a busca para depois que você perdeu um objeto. Porém, se você estiver saindo de casa e acabar deixando o celular para trás, não seria interessante que alguém  — ou algo — pudesse lembrar disso e avisar você antes que seja tarde demais? O Kensington faz isso.

Configure dois ou mais dispositivos — por exemplo, o seu telefone por meio de um app e as suas chaves por meio de um chaveiro — e, sempre que eles forem separados (você pode definir a distância máxima entre eles), um alarme toca e você pode voltar para pegar qualquer que seja o objeto que foi deixado para trás.

Produtos para situações específicas

Muitos chaveiros de localização estão disponíveis no mercado, mas existem situações que requerem um diferencial a mais e podem exigir o uso de um gadget mais específico. Veja a seguir cinco pequenos dispositivos que se adaptam a necessidades diferentes e podem ser exatamente o que você precisa.

Locca

Locca, um pequeno aparelho que pode ser lançado em breve para o público (Fonte da imagem: Divulgação/Locca)

Este aparelho ainda está com o financiamento aberto no IndieGogo, mas já conseguiu mais da metade do valor e é bem possível que ele alcance o mínimo pedido e seja lançado em breve para o público. Ao contrário dos chaveiros, que necessitam que o telefone esteja perto para que eles sejam localizados, o Locca pode ser achado em qualquer lugar usando GPS.

Desta forma, você pode usá-lo em itens mais importantes e caros, como bicicletas, carros e computadores, até mesmo para localizar esses itens caso eles sejam roubados. O seu tamanho pode ser um problema, já que ele não é muito portátil, mas isso se dá por ser um aparelho mais completo, que também possui via de mão dupla para a comunicação.

Três tipos de zonas seguras para monitorar com o seu telefone (Fonte da imagem: Divulgação/Locca)

Você pode deixar um desses com o seu filho pequeno e ficar com o seu telefone em mãos; se ele precisar falar com você, basta apertar um botão e um canal de voz é aberto por meio do aplicativo. Você pode também configurar cercas virtuais: se a criança ou o objeto com o Locca sair de uma região pré-estabelecida, ele manda um aviso para o seu telefone.

Guardian

Enquanto o Locca pode até ser usado como um canal de comunicação entre pais e filhos, o Guardian foi especialmente desenvolvido para isso. Essa pulseira de localização é perfeita para quando você precisar levar as crianças para locais com muita gente, como shows e parques de entretenimento ou para acompanhá-los enquanto eles estão indo para a escola sozinhos.

Um localizador que pode ser usado como pulseira por crianças em locais com muitas pessoas (Fonte da imagem: Divulgação/Beluvv)

Cadastre as pulseiras — que são à prova d’água — em um aplicativo no seu telefone e veja em tempo real onde elas estão. Se vocês se perderem, acione o app e um sinal sonoro é emitido, ajudando a evitar problemas maiores ao sair com os seus filhos ou outras crianças na rua. O programa de localização está disponível apenas para o iOS atualmente, mas os desenvolvedores garantem que uma versão para Android, Windows Phone e BlackBerry deve sair em breve.

Gecko

O Gecko é o aparelho para quem gosta de praticidade: com apenas um gadget você pode trocar as faixas das músicas que está ouvindo no celular, bater fotografias remotamente com a sua câmera, controlar o seu smartphone com gestos e, claro, encontrar os seus objetos perdidos. Ele possui uma alça que pode ser prendida em praticamente qualquer lugar, como bolsas, bicicletas, chaves, coleiras de animais etc.

Controle para o smartphone e localizador no mesmo gadget (Fonte da imagem: Divulgação/Gecko)

Este aparelho pode ser configurado usando um iPhone ou Android para reconhecer gestos em sua superfície e então realizar ações simples a sua volta. Dessa maneira, com o mesmo controle que você dispara uma foto (funciona com smartphones e DSLRs Canon e Nikon) remotamente você também pode pausar a música que está sendo tocada.

CodeMe

Diferentes tamanhos e modelos de adesivos para colar em vários locais (Fonte da imagem: Divulgação/CodeMe)

Este adesivo de localização é outro produto que ainda está em um estágio de financiamento e não está disponível para a venda no momento. Porém, ele possui algumas características interessantes que fazem com que valha a pena ficar de olho para atualizações na sua produção. O sticker CodeMe não é um sistema de acesso remoto como os outros dessa lista, mas um código QR colável que permite a quem encontrar algo seu um meio de devolução.

Por exemplo, você perde uma bicicleta e alguém escaneia o código com o telefone. Isso faz com que a localização do seu objeto seja imediatamente enviada para você e um canal de comunicação entre vocês seja aberto, sendo possível então combinar um local seguro para a devolução.

Adesivo pode ser colado em qualquer lugar e dura para sempre, desde que bem cuidado. (Fonte da imagem: Divulgação/CodeMe)

Segundo os desenvolvedores, os adesivos estarão prontos para a venda até o começo de 2014. Se você quiser agradecer à pessoa que escaneou o seu objeto perdido e o devolveu, pode enviar um kit de adesivos CodeMe rapidamente a ela — o serviço garante o recebimento e entrega sem custos adicionais.

StickNFind

Assim como o CodeMe, o StickNFind é um adesivo, mas os seus recursos vão bem mais além: ele é um pequeno aparelho que pode ser colado em qualquer objeto para ser encontrado por um telefone posteriormente. Ele é indicado para locais nos quais não existe como pendurar um chaveiro, como um notebook ou até mesmo o controle remoto da televisão.

O aparelho é um adesivo que pode ser colado em qualquer lugar para ser achado rapidamente (Fonte da imagem: Divulgação/StickNFind)

Apesar de bem pequeno, ele possui sistema de som para alarme e uma luz, para que você encontre mais facilmente os objetos perdidos até se estiver escuro. Cole na sua bicicleta, no controle remoto da TV, em um livro que você gosta muito, nas suas roupas preferidas, nos seus pertences na balada, no computador e em muitos outros locais e objetos para achá-los em segundos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.