Moby, a mercearia móvel do futuro que repõe itens e vende sem funcionários

1 min de leitura
Imagem de: Moby, a mercearia móvel do futuro que repõe itens e vende sem funcionários

A Amazon já vem fazendo de tudo para automatizar o processo de compras de todos os tipos de itens, mas quem saiu na frente mesmo foi a companhia sueca Wheelys Café, cadeia de café vendido em bicicletas que cresceu surpreendentemente nos últimos anos. A empresa vem testando a Moby, uma mercearia móvel que vende e repõe estoque sem a necessidade de funcionários.

O valor da compra é debitado automaticamente de sua conta ao atravessar a porta

Para comprar você precisa ter um app no smartphone, que é o que vai te deixar passar pela porta. A loja é bem pequena, cabem poucas pessoas de cada vez, e trabalha com uma cesta inteligente, capaz de identificar os produtos.

Ao terminar suas comprinhas, é só atravessar a porta para que o estabelecimento registre o valor e cobre automaticamente de sua conta. Quando os produtos estão esgotando, a própria casinha se encaminha sozinha para a garagem, com o suporte da luz solar, enquanto outra unidade a substitui em  seu lugar. Só não ficou muito claro como é que funcionam os protocolos de segurança.

De vila em vila

A primeira loja vem sendo testada em Xangai e são os consumidores dos pequenos centros e de áreas rurais que estão de olho na novidade. Explica-se: nos vilarejos e municípios com poucos habitantes muitos mercados e lojas de doces fecharam. Então, várias comunidades estão juntando verba para comprar unidades dessas mercearias móveis.

A Wheelys Café já abriu o olho para a oportunidade e quer mesmo criar uma frota bem acessível, por cerca de US$ 30 mil (quase R$ 100 mil, sem taxas). O valor adicional do suporte logístico é cobrado à parte, assim como, claro, os produtos. E a companhia não quer parar por aí: mira as padarias e as entregas de compras à domicílio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.