Tecnologia em shoppings

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Interações entre pessoas e máquinas têm sido um foco de pesquisa muito utilizado por profissionais que trabalham com tecnologia. Da mesma forma, os usuários também têm se mostrado muito receptivos a cada novidade tecnológica que aparece no mercado, mesmo porque elas facilitam processos que antes eram mais demorados e complicados.

Muitos filmes criados sob a temática futurística expõem conceitos sobre como estaremos vivendo daqui a uma quantidade significativa de anos. Mas o “futuro” pode estar mais perto do que você imagina. Algumas das tecnologias que vemos no cinema já estão presentes nas vidas das pessoas e, pelo andar da carruagem, isso parece se difundir cada vez mais.

Compras, compras e mais compras!

A equipe do Tecmundo escolheu algumas inovações mercadológicas que prometem revolucionar o processo de compra em um shopping, ou até evitar que o consumidor tenha que sair de casa para ir até ele. Confira uma lista com alguns dos dispositivos mais interessantes que já estão disponíveis ou que devem chegar ao mercado nos próximos anos.

Vitrines interativas

O projeto idealizado pelo instituto alemão Fraunhofer permite que o consumidor compre antes mesmo de entrar na loja. Trata-se de uma vitrine interativa que utiliza câmeras equipadas com infravermelho para captar os movimentos das mãos dos clientes e transformá-los em informações interpretadas pela tela.

Quando o cliente aponta para uma peça de roupa exposta na vitrine, as informações sobre ela – como tamanho, cores disponíveis e preço – são exibidas na tela, que mostra também um modelo 3D da vestimenta. Dessa forma, é possível visualizar o item em 360 graus e conferir cada detalhe antes de comprá-lo.

Vitrines interativos permitem compras sem que o consumidor entre na loja (Fonte da imagem: Instituto Fraunhofer)

Caso o cliente tenha gostado realmente da peça, e nem sequer precise experimentar, pode efetuar a compra ali mesmo na tela, sem precisar entrar na loja. Para isso, basta apontar para o ícone de compra no display e posicionar um smartphone em frente a ele, para que o pagamento seja realizado por meio do gadget.

A segurança em relação à proteção dos dados do cliente é garantida, pois, segundo o instituto Fraunhofer, o aparelho não pede para que o consumidor revele dados pessoais durante a compra, já que ele se utiliza do smartphone para registrar o pagamento.

Uma grande vantagem do aparelho é a possibilidade de armazenamento de dados estatísticos sobre as visualizações que cada peça teve durante um determinado período de tempo. Dessa forma, os donos das lojas saberão quais peças fizeram mais sucesso com qual tipo de público e quantas pessoas pararam para vê-lo ou para comprá-lo. Segundo informações fornecidas pelo desenvolvedor, o produto deve ser inserido no mercado em aproximadamente dois anos.

I-clothing store: experimente e compre roupas sem sair de casa

Se você já achou incrível uma vitrine interativa no shopping, imagine, então, ter um centro de compras inteiro só para você na sua casa! A Shinsegae, segunda maior loja de departamento da Coreia do Sul, pensou nisso e realizou o primeiro serviço de shopping virtual do mundo.

Construa o seu avatar para ir às compras! (Fonte da imagem: TrendHunter)

A ideia surgiu com o propósito de facilitar a vida do consumidor, que não precisará mais sair de casa para fazer boa parte das suas compras. Qualquer pessoa que possuir o cartão desenvolvido para utilização da tecnologia pode experimentar e comprar roupas por meio de um cartão de memória conectado ao computador ou ao smartphone.

O equipamento funciona com avatares, que são criados a partir de informações cadastradas por cada cliente sobre a sua estrutura corporal – como peso, altura, largura das pernas e dos braços, cintura e quadril. Dessa forma, na hora de experimentar a vestimenta, o consumidor vê uma réplica em 3D de si mesmo com a peça escolhida e pode analisar todos os detalhes da roupa.

Provador interativo

Esse provador permite interação com o usuário enquanto ele experimenta roupas. Por meio de uma tela localizada dentro do pequeno cômodo, são disponibilizadas informações sobre outros tamanhos e cores da mesma roupa, bem como sobre opções alternativas de peças que possuam o mesmo estilo, como uma sugestão para o cliente.

Para que o dispositivo funcione são designadas características em forma de tags a cada peça, identificando individualmente cada uma. A vendedora que estiver atendendo o cliente é avisada sobre os novos pedidos do consumidor que estiver dentro do provador, como necessidade de um tamanho ou cor diferente.

Veja informações sobre peças de roupas no espelho do provador (Fonte da imagem: TrendHunter)

Nessa mesma tela em que as informações sobre as roupas são mostradas, também passam propagandas e gráficos promocionais relacionados às tags que foram designadas às peças presentes no provador. Uma oportunidade para os donos de grandes marcas promoverem seus produtos fazendo publicidade de forma diferente.

O funcionamento da técnica utiliza sinais de rádio transmitir as informações. As roupas são equipadas com etiquetas RFID (em português, Identificação por Rádiofrequência), que permitem a diferenciação de cada item.

Swivel: experimente roupas virtualmente e poste o resultado no Facebook

O equipamento foi criado tendo como base a tecnologia utilizada na câmera com sensor de movimentos que dá a vida ao Kinect da Microsoft. O consumidor tem centenas de objetos à sua disposição, acessíveis apenas com um toque.

A tela do aparelho mostra os itens organizados por categoria. Basta pousar a mão sobre uma delas e os itens pertencentes a ela aparecem na tela. É só passar a mão sobre o objeto para selecioná-lo e “experimentá-lo”. Ao serem visualizados, os objetos podem ser manipulados de várias formas: segurando, girando e movimentando-os para todos os lados. A resposta do equipamento é instantânea.

Além de roupas, você também pode experimentar mudanças no ambiente onde estiver no momento da exibição. Basta selecionar a categoria correspondente e trabalhar com as opções disponíveis. O aparelho pode ser utilizado tanto em casa quanto em provadores de lojas. O resultado de todas as modificações realizadas pode ser postado diretamente no Facebook, por meio de um ícone no próprio Swivel que possibilita esta funcionalidade.

Publicidade personalizada por meio de scanner facial

Já pensou em chegar a uma loja e, no mesmo instante, ter as suas características e preferências detectadas, de forma a ser alertado sobre novidades, promoções e sugestões de produtos relacionados ao seu gosto? Alguns especialistas japoneses pensaram nisso e desenvolveram um mecanismo de reconhecimento facial que proporciona essa personalização nunca vista antes.

O equipamento chamado de Next Generation Digital Signage Solution, desenvolvido pela empresa japonesa NEC, começou a ser testado no comércio de todo o Japão em 2010. No mesmo ano, a população de parte dos Estados Unidos também pôde testar a tecnologia.

Os usuários que assistiram ao filme Minority Report, de Steven Spielberg, protagonizado pelo ator Tom Cruise, devem lembrar-se dos equipamentos mostrados que desempenhavam essa funcionalidade. Assim como no cinema, esse dispositivo é capaz de fornecer informações sobre preferências do consumidor instantaneamente, tudo isso baseado em dados sobre as características demográficas, segundo a empresa idealizadora.

A inovação agradou principalmente aos comerciantes, que acham que essa tecnologia ajudará a trazer dados mais precisos e concisos sobre a preferência do público, o que permitirá anúncios e publicidades mais pontuais. Outros profissionais, por outro lado, declaram que isso é uma violação à privacidade das pessoas. O que nos resta é aguardar para ver até onde estas iniciativas podem chegar.

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