Máquina permite tocar em um objeto virtual, além de transformá-lo em algo real

1 min de leitura
Imagem de: Máquina permite tocar em um objeto virtual, além de transformá-lo em algo real

A área em verde é onde está o objeto. A pistola branca forma o material. (Fonte da imagem: Studio Homunculus)

Pense em um objeto que só existe virtualmente. Qualquer coisa. Agora imagine-se tocando nesse objeto. Melhor ainda: transformando-o em algo real. Essa é a proposta do designer coreano Joong Han Lee, que criou uma máquina 3D de inteligência háptica (sensível ao tato). É claro que também é possível tocar em objetos do mundo real, recriados virtualmente pelo invento de Lee.

A máquina é uma fusão de impressora 3D com a tecnologia desenvolvida por Lee. O projeto denominado “Haptic Intelligentsia” está em exposição na Academia de Design de Endhoven, na Holanda.

Para conseguir tocar e sentir um objeto virtual, basta apenas vestir duas luvas pretas, dentro de uma caixa de acrílico. Suas mãos vão tocar e sentir um objeto de forma real, quando, na verdade, ele é apenas virtual.

Com uma espécie de arma, parecida com pistola de cola quente, você pode transformar o objeto imaginário em algo físico. Basta apenas movimentar suas mãos até ela que uma espécie de força de dentro do computador permite que você aperte o gatilho e extraia o material.

Como não é possível ver o objeto na sua frente (por ser virtual) e nem a projeção dele na tela de um computador, o resultado de sua transformação em algo real fica um pouco diferente da versão original.

Fonte: Studio Homunculus

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.