Software que ajuda Alemanha e Bayern sai para qualquer time de futebol

1 min de leitura
Imagem de: Software que ajuda Alemanha e Bayern sai para qualquer time de futebol

A Alemanha que faturou a Copa do Mundo de 2014 com direito ao 7 a 1 sobre o Brasil e o Bayern de Munique, mais uma vez campeão alemão e nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, têm algo em comum: uma mãozinha da tecnologia para ajudar na avaliação dos atletas.

Trata-se do Sports One, uma plataforma que permite à equipe técnica avaliar o desempenho de atletas durante jogos e treinos da forma mais completa possível. Agora, o produto desenvolvido pela SAP ganhou uma versão comercial a ser oferecida para clubes de todas as partes do mundo.

O Sports One opera na nuvem e agrega toneladas de informações em tempo real sobre todos os atletas do elenco, separando os números em categorias como número de passes, velocidade média, tempo de posse da bola e posicionamento em campo. O departamento médico pode até prever se um jogador está com estresse muscular antes mesmo de uma lesão acontecer. Tecnologias para calcular esses dados até já existiam, mas a SAP já possui no currículo dois clientes de peso para comprovar o bom funcionamento do produto.

Avaliação completa

O sistema conhecido como Training Insights Solutions usa oito câmeras que circulam o centro de treinamentos e um software que realiza a captura de movimentos. Durante a Copa do Mundo, a Alemanha colocava os principais dados em um telão no lounge em que ficavam os atletas, para publicizar o desempenho de cada um e até criar um espírito mais "autocompetitivo": todos querem melhorar para acompanhar a própria evolução.

Não é só o futebol o beneficiado dessa tecnologia: equipes de hóquei também estudam utilizar a plataforma de base de dados da SAP em um futuro próximo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.