Sistema 4D para monitorar gols será usado na Copa das Confederações

1 min de leitura
Imagem de: Sistema 4D para monitorar gols será usado na Copa das Confederações

Se depender da tecnologia, a Copa das Confederações, que começa neste sábado (15) poderá marcar o fim dos gols imaginários marcados pelos árbitros. A competição será a primeira a utilizar uma tecnologia que avisa quando a bola cruzou completamente a linha de fundo.

O sistema em questão é batizado de GoalControl 4D e foi desenvolvido por uma empresa alemã. A técnica consiste na captura de diversas imagens da posição da bola, em três dimensões, feitas por 14 câmeras de alta velocidade espalhadas pelo campo.

Quando a bola cruza a linha do gol, um sinal óptico e vibratório é enviado para o relógio do árbitro em questão de segundos, confirmando que um gol válido aconteceu. Esta técnica dispensa ainda a colocação de um chip na bola.

Segundo Claudine Fronterotta, vice-presidente de negócios da GoalControl 4D, a tecnologia não tem defeitos. “Foram anos de investigação e provas. Para nossa certificação, foram realizados testes com a FIFA e depois no estádio do Schalke 04 [clube alemão]. Estamos prontos para estrear em jogos oficiais", explica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.