Saiba como uma foto panorâmica de 365 gigapixels é feita

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como uma foto panorâmica de 365 gigapixels é feita

As fotos "gigapixels" entram no hall de maiores imagens do mundo. A quantidade de pixels e megapixels dentro de cada uma delas é monstruosa. Até hoje, a que estabelece a marca de maior do universo é um panorama da montanha Mont Blanc, feito pelos fotógrafos Filippo Blengini e Alessandra Bacchilega, que possui nada menos que 365 gigapixels.

Porém, estas fotos não funcionam com simples máquinas ou smartphones. Não basta mirar, apertar um botão e pronto. São necessárias milhares de fotos, mais de uma máquina e uma verdadeira equipe por trás da imagem.

A foto em questão, da Mont Blanc, exigiu uma equipe de seis fotógrafos, uma câmera Canon 70D, uma Canon EF 400mm f/2.8 II IS, uma Canon Extender 2X III e um tripé robótico Clauss.

Está vendo o alpinista? Fique atento ao zoom

No final da sessão de fotos, foram capturadas mais de 70 mil imagens de várias direções — e suportando 35 horas de temperaturas abaixo dos 10 graus Celsius.

Construção da imagem

Se você aí está se perguntando como eles armazenaram as 70 mil fotos (e não são fotos de poucos bytes), uma parceria com a SanDisk permitiu que eles utilizassem vários cartões de memória. Já imaginou a quantidade?

De acordo com o The Next Web, foram necessários dois meses para fazer o processamento e a combinação das imagens que somavam 46 terabytes.

Já estamos mais próximos do alpinista nesta imagem

Filippo Blengini, cabeça da verdadeira expedição que resultou na foto gigantesca, explica no site a razão do trabalho:

"A deslumbrante majestade dessa gigante branca é muito grande para ser representada em palavras ou imagens. Você precisa estar lá para sentir isso. Mas, por agora, você pode sentir a atmosfera rarefeita por meio do panorama com maior resolução já feito: uma maneira de conhecer, explorar e sentir a Mont Blanc. Não importa se você não é um alpinista ou um fotógrafo: daqui para frente, a maior montanha da Europa vai ser parte da sua vida como nunca".

O pontinho preto na primeira imagem, é este homem. O zoom é um dos melhores recursos na foto

Para acessar a foto monstruosa, clique aqui. Agora, se você quiser sentir uma experiência a mais, clique na seta de expansão para a imagem preencher toda a sua tela.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.