No Brasil, fotógrafo registra timelapse à incrível resolução de 10K [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: No Brasil, fotógrafo registra timelapse à incrível resolução de 10K [vídeo]

O fotógrafo norte-americano Joe Capra tem muita história para contar. E parte de sua trajetória é exibida pelo próprio portfólio do artista: ele já tirou mais de três milhões de fotos, e canais como National Geographic, Animal Planet e Discovery Channel fazem parte de sua carta de clientes. Especializado em capturar cenas em altíssima resolução (que vão de 4K a incríveis 10K), Capra decidiu usar o Rio de Janeiro como cenário ao seu mais recente vídeo.

Gravado todo a 10K (com cada frame à resolução de 10328 X 7760 pixels), o clipe exibe o cotidiano da cidade carioca: o dia a dia de moradores, cruzamentos, trânsito e, como não podia deixar de ser, as suntuosas curvas do Pão de Açúcar são algumas das cenas que compõem o timelapse. O nível de detalhe das imagens é extremo; no clipe, diversas aplicações de zoom são feitas – note que a qualidade das imagens permanece impecável.

O registro é o resultado de de testes conduzidos em uma câmera PhaseOne IQ180 com resolução máxima de 80 MP. Mas é verdade: mesmo que possuíssemos um monitor em 10 K, a altíssima resolução do vídeo não poderia ser contemplada em toda a sua magnitude. A intenção de Capra é gerar “uma impressão de vastidão” por meio das capturas. Ele explica.

“Cada sequência começa com a resolução original redefinida para 1920 X 1080 (14% da escala). A próxima cena é então elevada para 50% da resolução – é como se um zoom fosse aplicado, basicamente. Depois disso, vamos para a resolução total, de 100%, que é um zoom/corte extremo. Como você pode ver, a qualidade de detalhes exibida é extremamente boa, é incrível”.

Significa, assim, que cortes específicos em quadros podem ser feitos livremente. O trabalho de Joe Capra pode ser conferido por meio desta página (Scientifantastic). Filmes, curtas, fotos, mais timelapses e propagandas são algumas das mídias que o fotógrafo deixa à mostra em seu site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.