Tirar fotografias com o celular é um desafio. Não é fácil fazer com que uma câmera com um sensor tão pequeno capture de maneira adequada todos os momentos, mas você pode dar uma ajudinha para otimizar o funcionamento desse equipamento.

Conheça neste artigo uma série de aplicativos interessantes e com uma pegada mais profissional para Android e iOS — Esqueça o Instagram, nessa lista você vai conhecer alternativas bem melhores. Além disso, aprenda algumas dicas simples, mas muito eficientes, que vão transformar as imagems que você captura com o celular em cliques cada vez melhores.

VSCO Cam (Android e iOS)

Se você está procurando um editor realmente interessante e com ares profissionais para o seu celular, o primeiro da lista com certeza é o VSCO Cam. Esqueça os filtros muito artificiais, as molduras e esses recursos mais "artísticos", já que este app tem outra pegada. Os seus efeitos e ferramentas prometem um ar natural e tornam a sua foto mais parecida com as batidas por câmeras analógicas.

Mas não espere aqueles filtros retrôs tão famosos nos aplicativos de edição atualmente. O efeito analógico que este programa aplica é bem sutil e as mudanças são nos detalhes. A nitidez da imagem pode ser melhorada e ele tem tantos recursos manuais que já se tornou o queridinho dos fotógrafos amadores e profissionais que usam também o celular para capturar imagens.

Ele funciona como uma galeria — ou seja, as fotos só são salvas nos álbuns do próprio celular se você exportá-las. Além disso, é possível publicar as suas criações em uma timeline na qual você pode seguir outros usuários e também ser seguido.

Afterlight (Android e iOS)

Um bom meio termo para quem acha o VSCO Cam muito complicado é o Afterlight. Ele traz várias ferramentas manuais e a possibilidade de deixar as suas imagens bem naturais, mas também tem filtros artísticos, molduras e tudo o que precisa para personalizar as suas fotografias.

Uma das melhores vantagens dele é que este programa não diminui a qualidade das fotografias quando você as edita — o que acontece com o Instagram, por exemplo. É possível bater fotos direto com o app ou usar arquivos salvos na galeria para criar imagens incríveis e bem nítidas. Ele ajuda a melhorar a iluminação e permite postar as fotos direto nas suas redes sociais preferidas.

Pixlr Express (Android e iOS)

Este aplicativo é uma boa alternativa se o seu celular não é compatível com o VSCO Cam e você não quer pagar pelo Afterlight: ele traz centenas de filtros, não estraga a qualidade das fotos e permite que você deixe as fotografias com uma cara mais bonita e charmosa. Ele possui filtros com aparência retrô, efeitos de cor e textura, molduras e muito mais!

Usar o Pixlr Express é bem fácil e você pode combinar um ou mais filtros para formar um novo visual. É possível controlar a quantidade de cada efeito (mesmo as molduras, texturas e ferramentas de edição manual) e você tem a opção de salvar as fotos em qualquer tamanho e proporção, desde que não extrapole o máximo daquele arquivo.

Studio Design (Android e iOS)

Depois de editar a iluminação, cor e textura das suas fotos, que tal decorá-las com textos e outros elementos? O Studio Design é uma espécie de mistura de editor de imagens, ferramenta de design e rede social. Nele, você pode usar as suas fotografias para criar peças de design usando formas, textos, molduras e vários outros elementos prontos.

Este aplicativo é uma ótima alternativa para quem gosta de editar fotografias com textos e elementos maiores, como formas geométricas planas e faixas que parecem desenhadas à mão. A vantagem é que tudo é muito bem feito e moderno, com um visual elegante e de muito bom gosto.

As criações do app lembram bastante imagens encontradas no Tumblr, por exemplo, com textos e objetos que parecem feitos à mão. É possível alterar o tamanho e a cor dos elementos, combinar objetos, aplicar texturas e muito mais. Para quem não é designer, mas tem bastante criatividade, essa ferramenta pode ser uma excelente forma de dar vida às suas ideias.

BlendPic (Android e iOS)

Quem gosta de mudanças mais profundas nas imagens e quer experimentar dupla exposição no celular, pode testar este aplicativo. Ele é uma excelente opção para juntar duas fotos, contando inclusive com vários modos de mesclagem para que você tenha imagens ainda mais bonitas.

É possível usar duas fotos que você bateu ou, se você preferir, aplicar uma das belíssimas texturas do aplicativo sobre a sua fotografia. Ele é fácil de mexer, permite ajuste de quantidade de efeito e não diminui a qualidade das imagens depois de terminar a edição. Torne as suas criações ainda mais diferenciadas e únicas com este aplicativo!

Dicas para melhorar ainda mais as suas fotos

Usando estes apps, você tem muito mais chances de conseguir boas fotografias, mas as limitações do celular ainda existem e é preciso alguns truques para driblá-las. Acompanhe as dicas a seguir e tente otimizar o seu gadget para conseguir fotos que parecem ter saído de uma câmera mais avançada!

Luz, muita luz!

O sensor de uma câmera de celular é minúsculo, então ele precisa de muita luz para que a imagem fique boa. Qualquer cena mais escura invariavelmente vai apresentar ruídos e outros problemas, então sempre que possível use o máximo de iluminação que você conseguir.

De dia, vale a pena até ligar luzes extras, mesmo que a cena pareça bem iluminada, principalmente para preencher áreas específicas da foto. Abusar de fundos brancos e claros também é uma boa dica, já que eles naturalmente deixam a fotografia mais limpa e com menos possibilidade de ruídos.

Se não for possível iluminar, seja criativo

Imagens tiradas à noite ou mesmo em ambientes com menos fontes de luz podem ser salvas usando alguns recursos simples. O primeiro é: não tente disfarçar o ruído usando ferramentas artificiais que "consertam" isso. Esse tipo de ferramenta dificilmente funciona e acaba deixando a imagem sem contornos, sem nitidez e com uma textura falsa.

A segunda dica é usar um contraste forte para aumentar o ruído ainda mais e torná-lo quase uma leitura artística da imagem. Por fim, se isso não adiantar, "apele" para o truque mais antigo nessas situações: transforme a sua imagem em uma fotografia em preto e branco e automaticamente os pontinhos e pixels distorcidos ganham um charme a mais.

Foco no que tem importância

Um dos maiores problemas de fotografias tiradas no celular é a falta de foco. Não é fácil, realmente, conseguir um clique super nítido, mas você pode tentar fazer isso clicando na tela para que a câmera foque o ponto desejado. Quanto mais iluminada a cena, melhor vai ser o foco, já que isso depende em grande parte da qualidade da imagem.

O VSCO Cam tem uma ferramenta que permite aumentar a nitidez de forma suave, porém é importante que a fotografia não tenha muito ruído ou isso não vai dar certo. Outra dica que precisa ficar gravada para sempre é: a lente do celular fica engordurada muito facilmente e isso deixa as fotos feias. Limpe a sua lente sempre antes de fotografar, a diferença dos resultados é gritante!

Fique parado

Fotografar com o celular é tão corriqueiro que podemos nem lembrar de realmente parar para tirar aquela foto. Imagens borradas são uma constante, até por que o conjunto ótico de uma câmera assim é bem "pobre" e não vai dar conta de amortecer tremores. Se você quer fotos mais bonitas, vai precisar trabalhar nisso.

Uma dica para quem não tem um apoio fixo na hora de fotografar é grudar os cotovelos no corpo, abrir levemente as pernas para dar equilíbrio e trazer a câmera o mais próximo de você, para que o seu braço não fique muito estendido. Pode parecer uma posição ridícula, mas é garantia de melhora na qualidade final!

Além disso, usar o botão físico do aparelho só atrapalha; prefira o shutter da tela. Muitos gadgets e apps trazem a possibilidade de bater fotos usando, por exemplo, o botão de volume, mas isso é uma cilada. É mais difícil ainda manter a câmera no lugar dessa forma e as chances são grandes de que a sua foto vai ficar tremida.

Tente combinar essas dicas — que podem ser resumidas em: ilumine, foque e segure bem o gadget — combinadas com a edição posterior, usando os aplicativos da lista acima, e você vai perceber que as imagens finais vão ficar muito mais bonitas e com a aparência de que foram tiradas por uma câmera melhor do que a de um aparelho móvel.