Engenheiro da Google cria app experimental que faz fotos noturnas incríveis

1 min de leitura
Imagem de: Engenheiro da Google cria app experimental que faz fotos noturnas incríveis

Já faz algum tempo que os smartphones conseguiram deixar para trás o estigma das fotos ruins, com os aparelhos modernos conseguindo produzir imagens realmente impressionantes. Ainda assim, eles ainda encaram dificuldades consideráveis na hora de bater fotografias em situações de baixa luminosidade. Agora, o engenheiro de software da Google, Florian Kainz, desenvolveu um app para Android que pode ajudar a resolver esse problema.

Além de dar acesso manual a várias configurações, o app tem um 'ingrediente especial'

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aplicativo experimental do especialista foi criado após um desafio feito por sua equipe e pensado para ajudar os usuários a conseguir fotos claras mesmo em condições difíceis. O app permite que você tenha controle manual sobre funções como foco, exposição e ISO, que juntos costumam ajudar os fotógrafos a permitir que mais lente alcance os sensores de suas máquinas, mas que ainda assim não resolvem totalmente a questão dos smartphones.

O “ingrediente secreto” do aplicativo de Kainz é o chamado “modo metralhadora”. Com as devidas configurações, o clique fazia o Google Pixel e o Nexus 6P do engenheiro tirarem rajadas de 32 a 64 fotos com exposição de 2 segundos cada. Os celulares estavam apoiados sobre um tripé e as imagens foram salvas no formato DNG antes de um algoritmo as filtrasse e fundisse para remover ruídos e produzir resultados de qualidade superior.

No caminho certo

As fotos capturadas pelo app no Pixel podem ser vistas mais acima neste texto, enquanto as do Nexus 6P estão na galeria abaixo. O Pixel já conta com um modo HDR aprimorado, que captura várias opções da mesma cena para combiná-las em uma imagem mais clara e nítida. O software criado apenas amplia a quantidade de exposições utilizadas.

Por enquanto, o app de Kainz não está disponível publicamente e ainda necessita de processamento intenso, mas ainda assim parece um belo passo na direção correta. Ficamos na torcida para ver o sistema do engenheiro lançado como parte de uma versão futura do Android ou como um aplicativo independente.

-----

E se o Tecmundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no Tecspot e saiba tudo em primeira mão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.