Ford inaugura primeiro túnel de vento aeroacústico móvel do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Ford inaugura primeiro túnel de vento aeroacústico móvel do mundo

Você já ouviu falar sobre túneis de vento aeroacústicos? Eles existem para permitir que empresas dos ramos de automóveis, motocicletas e de aviação possam criar sistemas com mecanismos menos ruidosos — uma vez que o principal uso está na identificação e eliminação de fontes de ruídos em estágios iniciais de produção.

Pois a Ford acaba de anunciar a inauguração do primeiro túnel aeroacústico móvel do mundo. Isso mesmo, estamos falando sobre um sistema que promete as mesmas possibilidades já mencionadas, mas com o diferencial de ser móvel. De acordo com a própria Ford, ele “tem como vantagem adicional a redução de custos do processo”.

O grande trunfo está no fato de que ele pode ser desmontado em apenas um dia, para que assim seja transportado para qualquer fábrica da Ford que esteja nos Estados Unidos. Outra vantagem está no fato de que há bem menos custos envolvidos. Enquanto um túnel completo pode custar até US$ 50 milhões por instalação, o móvel dispensa boa parte dos instrumentos de laboratório e custa apenas “uma fração” daquele valor — a cifra exata não foi revelada.

Ainda de acordo com a Ford, a nova unidade móvel é composta por dois “contêineres principais de 16 metros, com hélices de 1,80 m de diâmetro acionadas por motores elétricos de 253 cv que geram rajadas de vento de até 128 km/h”. Há ainda um terceiro contêiner instalado ao lado, que serve como escritório, centro de energia e controle. Será que veremos grandes feitos realizados com o novo material?

.......

Você já viu um Túnel de Vento de perto? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.