Revols: fone de ouvido sem fio se ajusta ao seu ouvido em segundos [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Revols: fone de ouvido sem fio se ajusta ao seu ouvido em segundos [vídeo]

Sabe todas aquelas dores de cabeça que temos costumeiramente ao usar um fone de ouvido comum, como o desconforto causado por um modelo que se encaixa mal ou o som de péssima qualidade? Um novo acessório chamado Revols surgiu recentemente no Kickstarter com o objetivo de dar fim a isso, trazendo um fone bluetooth que literalmente se molda ao seu ouvido.

“Mas TecMundo, fones de ouvido customizados já existem”, dizem alguns de nossos leitores. De fato, vocês estão certos ao dizer que essa não é uma tecnologia completamente nova. O problema é que o que temos no mercado atual é muito mais caro e complicado: normalmente o processo envolve a visita a um audiologista para criar um molde apropriado, seguido de aproximadamente um mês de espera até o resultado ficar pronto.

Da mesma maneira, existe um bom número de métodos de criar seus próprios fones de ouvido feitos em casa pela internet. mas esse é um processo igualmente complicado, já que normalmente precisa que você combine todo tipo de materiais, aqueça componentes e faça uma verdadeira bagunça em sua casa nessa “brincadeira”.

O Revols, por outro lado, não poderia ser mais simples de ajustar. Basta encaixar o fone em seu ouvido, deixando o nanocomposto em gel (cuja tecnologia proprietária não foi revelada por eles, obviamente) se ajustar e ligar o aplicativo mobile do acessório, dando início ao processo de endurecimento. Em apenas 60 segundos, as almofadas esquentam levemente e se tornam rígidas, de maneira a ficarem permanentemente no formato exato de seu ouvido.

As vantagens que um acessório desses traz são inúmeras. Para começar, o Revols, por se encaixar com perfeição ao seu ouvido, é mais confortável e dificilmente vai cair só porque você ficou em uma posição diferente.

Além disso, ele provê um isolamento acústico muito mais eficiente. Isso quer dizer que você vai ouvir menos barulho do exterior (o que pode ser ajustado através do app do fone, vale notar, para o caso de querer prestar mais atenção ao que acontece ao seu redor), resultando também em uma melhor qualidade de música mesmo a volumes extremamente baixos.

E funciona?

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas não se preocupe, pois o site The Verge teve a chance de testar o funcionamento desse sistema de endurecimento e comprovou que ele realmente é eficiente. Segundo eles, o processo não apenas foi rápido e confortável, como também o fone se mostrou extremamente resistente, sem quebrar ou amassar mesmo quando forçado, e ficou preso perfeitamente no ouvido (ao ponto de ser um pouco difícil tirá-lo de lá, de fato).

O Revols vem com capinhas protetoras de várias cores diferentes

Uma única dúvida, porém, surgiu durante os testes: e se alguém errar na hora de ativar o endurecimento do fone? Você vai ter que ficar com um acessório que não encaixa direito ou mesmo deixar o Revols de lado e ter um prejuízo de algumas centenas de dólares? Felizmente, não será esse o caso.

Ao que foi dito por Daniel Blumer, CEO da empresa, a Revols deve disponibilizar acolchoamentos de ouvido extras relativamente barato, por um valor em torno de 10 ou 15 dólares (entre 40 e 60 reais). O único problema é que, embora essa seja uma prioridade da companhia, ainda não há nada definido sobre peças sobressalentes; ao menos, em compensação, Blumer também promete que o fone pode durar vários anos.

Mais do que um fone confortável

É claro que tudo isso não adiantaria de nada se o fone não oferecesse uma experiência de qualidade. Por sorte, é pouco provável que esse se torne um ponto ruim do Revols. O motivo? A empresa encarregada do som do acessório é nada menos do que a Onkyo, braço nipônico da Pioneer (ambas empresas incrivelmente elogiadas por terem alguns dos melhores dispositivos no mercado de áudio), que está agindo em parceria com a Revols.

Não menos impressionante é a bateria do aparelho: aquela peça minúscula, bem no meio do fio, guarda carga suficiente para oito horas de uso. E esse número pode crescer ainda mais com a ajuda do Revols Revive, um acessório igualmente pequeno que se encaixa à bateria facilmente e dá uma carga extra de seis horas de uso.

O Revols Revive é extremamente simples de encaixar

Mesmo se a bateria acabar, aliás, esse não deve se mostrar um grande problema. Isso porque o Revols também vem com um encaixe de carregamento que serve de fio para que você continue usando o acessório normalmente – embora, nesse caso, limitado a um aparelho com entrada USB.

Agora, quanto ao visual... Bem, digamos que o Revols não é necessariamente feio, já que possui um acabamento de qualidade em metal e, apesar de vir em apenas duas cores (preto e branco), ele ainda conta com capinhas coloridas de proteção. Mesmo assim, ele está longe de ser discreto ou pequeno como um fone de ouvido comum.

Pagando caro por qualidade

O único grande problema para muitos que se interessarem pelo Revols é seu preço: nada menos do que US$ 300. Isso equivale a aproximadamente R$ 1.150 – mais caro do que a grande maioria de fones de ouvido de alto desempenho disponíveis no mercado brasileiro. E não estamos nem considerando as taxas de envio e impostos, é claro.

É preciso dizer, contudo, que o valor é até barato para quem realmente quiser colocar as mãos em um fone feito sob medida para seu ouvido. Afinal, em comparação a outras experiências oferecidas atualmente, cujo preço costuma girar em torno dos mil dólares, gastar menos de um terço desse custo (e ainda recebê-lo mais rápido, lembrando) é um bom negócio.

Isso sem falar, é claro, que aqueles que comprarem o acessório pelo Kickstarter podem ganhar um “desconto” de 100 dólares para conseguir um deles.

De fato, é provável que muitas pessoas também tenham chegado a essa conclusão, pois o fone alcançou sua meta original de 100 mil dólares em apenas sete horas; com apenas um dia desde o início da campanha, eles já passaram dos 260 mil arrecadados (e subiram quase 20 mil dólares durante a produção dessa matéria).

Vale a pena investir em um fone que se ajusta ao seu ouvido? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.