Sujeira nunca mais! Dicas para manter os fones de ouvido sempre limpos

2 min de leitura
Imagem de: Sujeira nunca mais! Dicas para manter os fones de ouvido sempre limpos

Walkmans, CD players, MP3 players, MP4 players e tantos outros tocadores portáteis fizeram e ainda fazem parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A possibilidade de locomoção junto com as músicas agrada à maioria absoluta das pessoas, não há quem não goste de aproveitar viagens de ônibus, passeios a pé ou em bicicletas para ouvir suas músicas favoritas.

O grande trunfo das mídias portáteis é a individualidade das canções. Enquanto grandes sistemas de som garantem que muitas pessoas ouçam a mesma coisa, os dispositivos portáteis de reprodução fazem com que apenas quem estiver conectado ao aparelho, por meio de fones de ouvido, possa ouvir as músicas.

Essa individualidade permite que muitos aproveitem suas músicas de maneira menos envergonhada, porque podem ouvir até mesmo aquelas músicas de que não desejam que os outros saibam serem fãs. O melhor de tudo é, desde que usados com bom senso, o fato de os fones permitirem as pessoas a ouvirem suas músicas sem atrapalhar a vida das outras.

Individualidade garantida

Há também aqueles que compartilham os fones com alguns amigos, assim dividindo também as próprias músicas. O problema do compartilhamento é que ele acelera algo que ocorre em todos os fones de ouvido, mas ninguém se dá conta.

Trata-se do acúmulo de bactérias existentes nos ouvidos. Quando uma pessoa utiliza o fone, as bactérias localizadas nas orelhas são passadas para o dispositivo, logo, é necessário seguir alguns procedimentos de higiene para garantir a saúde dos ouvidos de todos aqueles que fizerem uso do aparelho.

Bactérias podem causar uma série de infecções nos ouvidos. Isso sem falar no quão nojento é um fone de ouvido mal cuidado, a sujeira fica evidente. Além de tudo, ainda faz com que a qualidade do som seja perdida, visto que a sujeira pode chegar a obstruir alguns contatos eletrônicos e, assim, interferir negativamente na passagem do áudio para os usuários.

Bactérias por toda parte

Sabendo desses dois grandes problemas dos fones de ouvido, o Portal Baixaki traz para seus usuários algumas dicas muito importantes para a higiene dos dispositivos. Seguindo-as corretamente, o tempo de vida útil dos fones pode ser bastante prolongado.

O primeiro passo a seguir é certificar-se se o fone não está conectado a nenhum aparelho. Em seguida é indicado fazer uma pequena mistura de água e detergente ou álcool em gel, mas sempre lembrando que muito detergente ou álcool pode obstruir os contatos e muita água pode estragar o fone para sempre.

Para aplicar a mistura de limpeza, utilizar um pequeno tecido é o mais recomendado. O tecido não pode ser muito agressivo, caso contrário é possível que os fones fiquem inutilizáveis após a limpeza. Se após a limpeza inicial ainda houver sujeira, é preciso utilizar uma escova macia para auxiliar a retirada dos resíduos.

Fones com capas de silicone também podem ser limpos com a solução, mas recomenda-se que a limpeza seja realizada separadamente. Uma dica importante: é proibido afundar os fones na água, pois isso pode gerar os mesmos problemas que o uso excessivo de água na solução.

Limpos como novos

Realizados todos os procedimentos, o processo estará concluído e os fones estarão prontos para voltarem a ser usados e sujos novamente. Antes de voltar a usá-los, é preciso esperar que estejam completamente secos.

Uma outra recomendação que o Portal Baixaki dá a seus usuários não é tão inédita, mas é sempre importante. É necessário ter muito cuidado com volumes exagerados nos fones de ouvido, ficar exposto a altas doses sonoras por tempos prolongados pode gerar uma série de problemas auditivos, incluindo a aparição crescente de surdez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.