Mito ou verdade: headphones 5.1 e 7.1 são uma farsa?

5 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: headphones 5.1 e 7.1 são uma farsa?

Antigamente, os produtos com função surround eram conhecidos apenas pelos aparelhos do tipo home theater. Com promessas de oferecer qualidade e experiência sonora semelhante à de cinema, tais dispositivos ganharam a sala de muitos consumidores, algo que ocorreu, em parte, graças aos tantos filmes e jogos disponíveis no mercado.

Apesar de muitas fabricantes apostarem nas mais diferentes configurações, foram os modelos de 5.1 e 7.1 canais que fizeram sucesso. Tais aparelhos vêm ganhando mais funções, potência e tecnologia. No entanto, eles são restritos a um público que tenha um espaço amplo em casa e possa desfrutar de toda essa qualidade de cinema.

Pensando no público impossibilitado de desfrutar de um aparelho desses e, principalmente, nos gamers mais exigentes, algumas empresas investiram na produção de headphones que simulam a experiência sonora de um home theater. Ocorre, no entanto, que sempre existe a malandragem, o que vem deixando dúvidas sobre esse tipo de produto.

(Fonte da imagem: Divulgação/Onkyo)

Afinal, os headphones de 5.1 e 7.1 canais oferecem uma experiência verdadeira ou são apenas produtos que simulam o efeito surround? Investigamos o assunto a fundo e, agora, trazemos algumas explicações sobre os diferentes produtos disponíveis no mercado. Se você quer comprar um novo fone para games, recomendamos a leitura deste texto.

True surround: múltiplos canais e alta qualidade

Como o próprio nome sugere, produtos do tipo “true surround” oferecem uma experiência verdadeira de áudio com múltiplos canais. Basicamente, por trás da estrutura externa desses dispositivos, você vai encontrar alto-falantes reais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tom`s Hardware)

O Cooler Master CM Storm Sirus, por exemplo, traz quatro speakers, sendo três de 30 mm e um de 40 mm. Na tentativa de simular o efeito-ambiente de um home theater, os alto-falantes são posicionados estrategicamente, oferecendo canais frontais, central, traseiros e um para graves (também conhecido como subwoofer).

Graças aos múltiplos alto-falantes, os headphones true surround são capazes de capturar o áudio de cada canal da fonte e reproduzir tudo separadamente — exatamente como ocorre em um home theater.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tom`s Hardware)

Por se tratar de um headphone com diversos speakers, um produto como o Storm Sirus traz diferentes cabos de áudio para cada par de alto-falantes, afinal, não há como transmitir cinco canais de áudio através de um simples cabo estéreo. Além disso, alguns desses dispositivos ainda trazem uma placa de som externa para regulagens simplificadas.

Uma dúvida que pode surgir diz respeito à reprodução de conteúdo estéreo. Na hora de trabalhar com apenas dois canais, alguns modelos modificam, de forma automática, o modo de reprodução para estéreo, fazendo com que todos os alto-falantes reproduzam o mesmo conteúdo ou quase isso.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tom`s Hardware)

No caso dos subwoofers, eles não podem reproduzir exatamente o mesmo tipo de som que os demais speakers. Normalmente, um software atua para que o subwoofers recebam um tipo de áudio diferente, visto que eles são preparados para trabalhar com uma faixa de frequência menor, ou seja, são ideais apenas para a reprodução de graves.

Virtual surround: enganando seus ouvidos

Em teoria, todos os headphones surround deveriam ser do tipo true surround, oferecendo a melhor experiência de áudio. No entanto, algumas empresas se fazem de espertinhas e oferecem produtos do tipo “virtual”. A diferença principal consiste na presença de apenas dois alto-falantes, os quais tentam simular o efeito do som surround.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tom`s Hardware)

A maioria dos headphones falsos traz um sistema de emulação para enganar o ouvido do jogador. Todo o trabalho para adaptar uma fonte de áudio surround para um dispositivo estéreo e ainda manter a sensação dos múltiplos canais é realizado em uma placa externa (que fica dentro de uma caixinha que é conectada a uma porta USB).

A simulação dos headphones virtual não é de toda ruim. Em geral, esses produtos enganam bem os ouvidos e proporcionam uma boa experiência em jogos (aliás, mesmo fones comuns do tipo estéreo podem nos enganar facilmente, confira o vídeo abaixo).

Entretanto, considerando que os consumidores buscam algo de qualidade, esses dispositivos simplesmente não satisfazem. O pior de tudo é que muitos desses fones nem sequer trazem um aviso na caixa (ou uma informação no site) relatando que se trata de um dispositivo com surround falso.

Nem tudo o que custa mais é melhor

É engraçado notar, contudo, que mesmo sendo mais simples, os headphones virtual surround custam mais caro do que os dispositivos com múltiplos alto-falantes. O preço elevado desses produtos geralmente está atrelado ao design chamativo, aos materiais empregados (que resultam em um produto confortável) e, principalmente, ao marketing excessivo.

Vale notar que muitos desses produtos também desagradam por não apresentarem fidelidade nos sons, sendo notáveis as distorções de graves, agudos e médios. Além disso, a maioria vem preparada para reforçar os graves, mas poucos trazem um limitador de volume. Resultado: a falta do recurso faz com que o jogador acabe tendo uma experiência desagradável.

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

Apesar de diversos pontos negativos, os fones do tipo virtual surround são mais leves (até porque trazem apenas um alto-falante de cada lado) e confortáveis. Claro, isso varia de acordo com cada marca e modelo, mas, no geral, eles podem ser utilizados por um tempo prologando.

Pesquise bem antes de comprar

O mais importante em jogos é a capacidade em simular bem o efeito de múltiplos canais para facilitar na hora da jogatina e, nisso, os produtos true surround se mostram melhores. Segundo artigo especial do Tom’s Hardware, apesar dessa vantagem, os headphones virtual surround até conseguem simular bem e servem perfeitamente para games.

Dos modelos testados pelo Tom’s, a maioria que contava com alto-falantes estéreos conseguiu alertar o jogador quando um barulho vinha de trás e proporcionar boa percepção espacial. Certamente, a experiência não é exatamente igual, mas pode ser que um headphone mais simples quebre um galho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

Apesar de nenhum headphone gamer se propor a oferecer qualidade profissional, seria muito bom encontrar um produto com surround verdadeiro, sem distorções e que apresentasse fidelidade nos sons. Infelizmente, é quase impossível encontrar um produto assim, ainda mais no Brasil.

Enfim, nossa recomendação para os gamers são os dispositivos true surround. Eles são raros por aqui, mas vale a pena pesquisar muito para não se arrepender depois. Vale lembrar que mesmo o fone de ouvido mais robusto e de alta qualidade jamais proporcionará a mesma experiência de um home theater.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.