Fone da Panasonic usa condução óssea para permitir que você escute música

1 min de leitura
Imagem de: Fone da Panasonic usa condução óssea para permitir que você escute música

Enquanto transitávamos pelo estande da Panasonic na CES 2013, encontramos uma novidade que poderá revolucionar a forma como escutamos música por meio de smartphones, tablets ou outros tipos de players portáteis.

Essa tecnologia que chamou nossa atenção é um fone de ouvido bluetooth que utiliza a condução óssea para conduzir as ondas sonoras até os receptores do ouvido. Em vez de encaminhar as vibrações diretamente pelo duto auditivo, esse protótipo fica encostado na parte externa da cabeça – logo à frente da entrada auricular, ficando próximo da conexão entre a mandíbula e o crânio.

O dispositivo emite as ondas sonoras de forma que elas trafegam entre a porosidade dos ossos, chegando até os nervos auditivos – os quais fazem o resto do trabalho para que os estímulos sejam enviados para o cérebro. Por ainda estar em desenvolvimento, não pudemos experimentar esse fone.

Uma de suas grandes vantagens seria, em teoria, um menor dano aos tímpanos e outras partes do sistema auditivo que sofrem com a pressão causada pelo som muito alto. Em contrapartida, o ruído externo pode atrapalhar um pouco a experiência do equipamento, já que esses ruídos também seriam captados pelo ouvido “destampado“.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.