Como colocar um vídeo como protetor de tela do Windows [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Como colocar um vídeo como protetor de tela do Windows [vídeo]

Há centenas de protetores de telas de ótima qualidade espalhados pela internet, mas quem nunca quis colocar aquele vídeo preferido para rolar enquanto não utiliza o computador? Neste tutorial você aprende o passo a passo para fazer isso! É só seguir as dicas com bastante atenção e desfrutar de seu protetor mais que personalizado no final.

Pré-requisitos

Para colocar qualquer vídeo de sua preferência como protetor de tela, você precisa dos seguintes aplicativos instalados no computador:

  • Software para baixar vídeos (utilizamos o aTube no guia);
  • InstantStorm (aplicativo que transforma os vídeos em screensavers).

Faça você mesmo

A primeira dica do guia é referente à instalação do aTube Catcher. No final desse processo é sugerido que você adicione a Barra de ferramentas Ask.com juntamente com o programa. É recomendado não inserir o aplicativo, como indicado na figura abaixo:

Outra dica muito importante na primeira utilização do programa é mudar o idioma para o português, o que é feito de um modo bastante simples. Isso torna a identificação das funções do aplicativo ainda mais intuitiva.

Download do YouTube

Caso você queira baixar um vídeo do YouTube para utilizar como screensaver, siga as seguintes indicações:

  1. Vá até a página em que o vídeo é exibido e copie o link dele;
  2. Ao abrir o aTube, cole o link na lacuna “Origem” ao clicar no botão “Colar”;
  3. Em “Salvar para” você define a pasta em que quer salvar o arquivo;
  4. Clique em “Baixar” e aguarde o processo.

Ao seguir corretamente todos esses passos você acaba de baixar o arquivo que será utilizado com o InstantStorm, que  transformará o vídeo em um protetor de tela. Antes de avançarmos para o próximo programa, veja como converter os vídeos para o formato SWF.

Converta os vídeos

Se você já tem algum vídeo baixado no computador em formatos diferentes do SWF, é necessário utilizar uma ferramenta de conversão antes de continuar com o processo. Uma indicação é o Free Video To Flash Converter.

Durante sua instalação o aplicativo oferece uma Barra de ferramentas para ser inserida juntamente ao programa principal. Como fizemos com o aTube Catcher, aqui também é necessário desmarcar as caixas de seleção, a exemplo da imagem abaixo:

Para realizar as conversões e deixar os arquivos no formato SWF, siga as indicações:

  1. Abra o aplicativo e clique em “Procurar” para localizar seu vídeo;
  2. A função “Cortar” permite utilizar apenas alguma parte específica do vídeo;
  3. Em “Pasta de saída” você define o local em que o novo arquivo será salvo;
  4. Na opção “Formatos” selecione a opção SWF;
  5. Clique em “Converter” e aguarde o processo.

Outra indicação é o FormatFactory. Arraste o arquivo de vídeo até a janela principal do FormatFactory, escolha o formato SWF e clique em "Configurações". Nesta tela estão configurações de qualidade para vídeo e áudio. Use o botão "+" para expandir as opções de cada área.

Em vídeo, você precisa escolher qual codec utilizar. É importante deixar o tamanho do vídeo como padrão para evitar distorções na imagem. Depois, escolha a taxa de bits, número de quadros por segundo e o aspecto. Para o áudio, é possível escolher formato, taxa de amostragem, taxa de bit, número de canais e volume. Se for o caso, desative o áudio.

Ampliar

Transforme em protetor de tela

Finalmente é hora de utilizar o InstantStorm para transformar os arquivos em screensavers. Ao abrir o programa pela primeira vez, selecione a opção central chamada de “Create a new project with new project wizard”.

  1. Escolha um nome para o screensaver;
  2. Selecione o arquivo em SWF ao clicar em “Browse”;
  3. Caso queira, selecione uma imagem em Bitmap para aparecer na instalação do programa;
  4. Clique em “Finish” para sair do ajudante;
  5. Selecione “Create” para terminar o screensaver.

Confira o resultado

Agora é só acessar a opção de proteção de tela no Windows ou simplesmente executar o atalho enviado para a Área de trabalho e conferir a sua criação. Ao seguir atentamente todas as dicas, você será capaz de transformar qualquer vídeo do seu computador em um protetor de tela profissional. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.